Aluno da UERN vai representar o Nordeste no evento ‘Brazil at Havard & MIT’, nos EUA

Estudante do segundo período do curso de Direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), o jovem Francisco Cavalcante Sousa, de 20 anos, vai representar o Nordeste no programa de embaixadores da “Brazil at Havard & MIT”, em Boston, nos Estados Unidos. Ele fica em terras estadunidenses no período de 5 a 7 de abril deste ano.

Francisco Sousa foi escolhido em uma seleção que teve 7 mil concorrentes. Ele é um dos 10 jovens brasileiros selecionados para participar da Brazil at Havard & MIT.

O evento terá presença da governadora Fátima Bezerra, que participa, como conferencista, do painel +Aprendizagem: Caminhos para uma Educação Pública e de Qualidade. Em companhia do reitor Pedro Fernandes e do diretor da Faculdade de Direito, Lauro Gurgel, o estudante foi recebido nesta sexta-feira (29) pela governadora.

Acompanhado do reitor Pedro Fernandes e do diretor da FAD, Lauro Gurgel, Francisco Cavalcante foi recebido pela governadora Fátima Bezerra — Foto: Demis Roussos/Secom
Acompanhado do reitor Pedro Fernandes e do diretor da FAD, Lauro Gurgel, Francisco Cavalcante foi recebido pela governadora Fátima Bezerra — Foto: Demis Roussos/Secom

Francisco disse que percebeu o quanto podia contribuir e aprender com a instituição e começou a se envolver com os projetos da Uern, estudando, sobretudo, as áreas de educação, sistema de cotas, e políticas sociais. “Acho que eles me escolheram para ser um dos embaixadores por enxergarem em mim um potencial de motivar outros jovens a transformarem suas realidades”, afirmou.

O reitor Pedro Fernandes enfatizou o caminho de inclusão social traçado pela universidade. “Em 2004 a Uern implantou o sistema de cotas sociais, em 2013 iniciou as cotas para pessoas com deficiência e em 2019 a nova gestão sancionou as cotas raciais”, considerou.

Francisco

Ex-beneficiário do programa Bolsa Família, caçula de uma família de seis filhos, Francisco Cavalcante Sousa nasceu no Ceará. Os pais são de origem simples. A mãe trabalha na limpeza de uma escola e o pai é servente de pedreiro. O jovem começou a mudar a história da família por ser o primeiro a ir além do ensino fundamental e ainda ingressar em uma universidade. Francisco conseguiu entrar na Uern por meio do sistema de cotas.

Ele foi pesquisador do PIBIC/CNPq e bolsista no Tribunal de Justiça do Ceará. Entre seus trabalhos, merecem destaque o projeto escolar sobre o caráter educacional do Programa Bolsa Família e a criação do site Jaguaribara em Foco, primeira plataforma local de notícias que discute problemáticas do seu município. Atualmente ele desenvolve projetos sobre políticas públicas que promovem o protagonismo juvenil e a transformação socioeducacional em sua região.

Imagem de capa: Reprodução

Fonte: G1

Sair da versão mobile