A Rede Municipal de Ensino de Natal definiu em seletivas os representantes e competidores para a IX Olimpíada do Raciocínio Mind Lab Brasil. As disputas ocorreram no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e foram finalizadas na manhã desta terça-feira (26). A disputa dividiu os competidores nas modalidades “Quoridor”, “Abalone”, “Octi” e “Damas Olímpico”. A disputa nacional vai acontecer em maio deste ano em São Paulo (SP).
Na disputa que reúne estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, foi vencedora a equipe da Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes. A equipe campeã é formada pelos estudantes Ainhoa Lidiane de Lima Freitas (10), Hewerthon Breno Pinheiro Soares da Silva (10), Iago Lima de Azevedo (10) e Arthur Macedo da Silva (11), e coordenada pelo professor pedagogo Lenilton Batista do Nascimento.
A seletiva também definiu a equipe campeã na categoria com estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental foi a Escola Municipal Professor Celestino Pimentel. A equipe é formada pelos alunos Juciane Gomes de Matos (14), João Vitor Ventura Damasceno (16), Kawan Dantas Soares Duarte (13) e Israel Batista Estelita (13), e orientados pela professora de Matemática, Gabriela Gomes de Lima.
“Esse título é muito importante para a nossa escola. Eu fiquei muito feliz, porque pensava que não íamos vencer. Espero que nossa equipe vença a etapa nacional, pois nosso desejo é disputar também a etapa internacional. Minhas expectativas são as melhores”, revelou Juciane Gomes M. Souza, estudante da Escola Municipal Professor Celestino Pimentel.
Acreditando no potencial dele e dos colegas, Kawan Dantas Soares Duarte estava todo tempo confiante na vitória. “A gente se esforçou muito para chegarmos até aqui. Saber que iremos para São Paulo (SP) disputar a etapa nacional é de uma emoção muito grande para todos. Minha expectativa é de vencer também. Quero ser alguém na vida e crescer feliz”.
A professora de Matemática, Gabriela Gomes de Lima, que acompanhou todo o processo juntamente com os alunos falou da importância das olimpíadas. “A importância dessa competição é muito grande, pois trabalha o cognitivo, e eles crescem muito com isso. Eles passam a acreditarem no potencial de cada um. Treinamos bastante. Criamos um grupo no WhatsApp para nos comunicarmos e nos prepararmos também”.
“É uma experiência fantástica, pois oportuniza que os alunos possam vivenciarem valores éticos e sociais. Eles desenvolvem habilidades impares que levarão para toda vida, como respeito ao próximo, regras, honestidade e também como aprender a ganhar e perder”, destacou a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e coordenadora do MenteInovadora na Rede Municipal de Ensino, Milena Fabrini de Paiva Diniz. As seletivas começaram em novembro de 2018 e participaram desta última etapa as seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, E. M. Prof. Celestino Pimentel, E. M. Prof. Waldson José Bastos Pinheiro, E. M. Professora Zuleide Fernandes, E. M. Prof. Francisco de Assis Varela Cavalcante e E. M. Professora Josefa Botelho.
Imagem: SME
Fonte: Prefeitura de Natal