Semurb participa de uma roda de conversa sobre revisão do Plano Diretor na sede do CREA-RN

Publicidade

Na tarde de segunda-feira, 25, o titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Daniel Nicolau esteve na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) para participar de uma roda de conversa com representantes de diversas entidades de classe para tirar dúvidas sobre o organograma e metodologia da revisão do Plano Diretor de Natal, apresentado na última audiência pública, em fevereiro deste ano.

O secretário adjunto de Planejamento, Thiago Mesquita mostrou como está sendo montado o cronograma e a metodologia, apresentado na última audiência pública, ocorrida em fevereiro deste ano. Ele explicou que no calendário não há datas porque elas podem ser modificadas a medida que as atividades vão avançando. “Nós estamos trabalhando com etapas, onde a primeira foi a de Planejamento; a segunda a leitura da cidade, onde estão incluídas as oficinas e por último a sistematização e elaboração da Minuta de lei, que deve se dá no segundo semestre deste ano”, conclui ele.

Em seguida foi aberto para os questionamentos, o arquiteto Luciano Barros disse que o momento é muito oportuno para discutir e fazer os ajustes. Alguns setores da cidade precisa voltar a se desenvolver. “Acredito que teremos muito a contribuir com essa discussão”, disse ele. O representante dos bairros da zona leste, o engenheiro Wilson Cardoso perguntou se já havia sido definido quem seria os membros do Conselho da Cidade (Concidade) que iram compor o Comitê Gestor do Plano Diretor e estavam previstas outras reuniões com outros segmentos e quais seriam as informações que seriam apresentadas nas oficinas.

Daniel explicou que já foi estabelecido a composição do Comitê Gestor e que nos próximos dias deverá ser publicado os nomes. Já em relação ao que seria mostrado nas oficinas, ele disse que os estudos feitos pelos técnicos da Semurb servirão de base para facilitar a compreensão. “Nas reuniões com a população vamos usar os dados daquela área específica. Com isso, esperamos obter respostas mais contundentes do público.

Já a presidente do Crea-RN Ana Adalgisa demonstrou preocupação em relação a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), que ainda não foram concretizadas. Concordou com a redução dos grupos temáticos e sugeriu que a discussão nos Conselhos se desse diretamente nas Câmaras Técnicas para dar mais celeridade ao processo. Em relação a regulamentação das ZPAs, o titular da pasta explicou que todo esforço está sendo feito para que as minutas sejam enviadas a Câmara antes da proposta do Plano Diretor.

Imagem: Assessoria Semurb

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile