O artista Henrique Fontes vai ministrar, a partir do dia 17 de abril, um minicurso intensivo de atuação, dramaturgia e direção na Casa da Ribeira. O curso, denominado “Laboratório de Criação Teatral”, contará com aulas às quartas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 18h, com previsão de término no dia 1º de maio.
“A ideia é criar um grupo bem heterogêneo, com até 20 pessoas, com e sem experiência, mas que estejam dispostas a irem para cena”, explicou o ator, dramaturgo e diretor Henrique Fontes, que completa 30 anos de teatro em 2019.
O artista explicou que a intenção do curso é trabalhar com textos já prontos e revezar os alunos nas três áreas envolvidas. “A intenção é trabalhar com textos já feitos, até pelos próprios alunos, mas que não sejam clássicos. E que eles revezem nessas três áreas (atuação, dramaturgia e direção) que venho trabalhando na minha carreira”, falou.
O minicurso custa R$ 180 reais e pode ser comprado pela internet (clique aqui para se inscrever). A partir do dia 10 de abril, ele custará R$ 220. Segundo Fontes, esse é um programa que está dentro do educativo da Casa da Ribeira, que terá oficinas contínuas neste ano.
O artista projeta, ao final do minicurso, ter pelo menos duas cenas prontas com a turma, para que sejam apresentadas no mês de julho na Casa da Ribeira, num projeto chamado Curto Teatro, que terão peças com duração de cerca de 15 minutos.
“O Curto Teatro é uma experiência diferente. A gente vai oferecer de três ou quatro peças na noite como uma espécie de cardápio para a plateia. O público vai escolher se quer ver todas ou só uma. O ambiente no teatro vai ser mais descontraído. Se alguma pessoa não quiser assistir determinada peça, ela vai ter o café da Casa da Ribeira aberto para socializar. É até um trabalho de formação de plateia, com uma forma diferente, sem aquela duração consecutiva de uma hora numa peça”, antecipou.
Henrique Fontes completa, em 2019, 30 anos de experiência no teatro – como diretor, ele tem 14 peças montadas e 15 textos escritos. Além disso, Fontes é fundador da Casa da Ribeira e atual diretor artístico, além de trabalhar com o Grupo Carmin desde sua origem em 2007. Ele venceu recentemente o prêmio Shell 2019 de melhor dramaturgia pelo espetáculo “A Invenção do Nordeste”.
Crédito da Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Fonte: G1 RN