De 28 a 30 deste mês Natal sedia o 25º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia, que vai reunir entre 800 e 1.000 participantes vindos de todas as regiões do Brasil. É uma oportunidade para atualização a respeito dos temas ligados a uma das áreas da Medicina que mais evoluíram nos últimos 50 anos e é uma das três especialidades médicas mais procuradas entre os futuros profissionais de saúde.
O evento acontece no SERHS Natal Grand Hotel e conta com uma vasta programação científica durante os três dias, além de apresentações de trabalhos científicos com defesas orais e pôsteres. “A tecnologia tem nos favorecido bastante para que as cirurgias e os tratamentos na área da oftalmologia resultem em procedimentos menos invasivos, com possibilidade de recuperação cada vez mais rápida, favorecendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes e um resultado muito mais preciso”, reflete Marco Rey, copresidente do Congresso.
Durante o evento, serão discutidos, entre outros assuntos, as novidades em nível mundial no que diz respeito ao tratamento e procedimentos cirúrgicos para doenças como catarata, glaucoma, miopia, olho seco, tumores oculares, estrabismo e descolamento de retina. Também será tratado sobre como as inovações tecnológicas têm sido utilizadas na oftalmologia, os algoritmos para indicação de cirurgias refrativas, a nova era das cirurgias 3D, o que há de novo no transplante de córneas e inteligência artificial em oftalmologia, só para citar alguns exemplos.
Entre as autoridades e especialistas na área com presença confirmada no Congresso, além de José Augusto Ottaiano – presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e David da Rocha Lucena – presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (SNNO), estão Paulo Augusto de Arruda Mello (SP), que vai falar, entre outros temas, sobre o futuro do glaucoma; Frederico Bicalho de Minas Gerais que vai tratar das técnicas mais promissoras em Crosslinking; Jorge Rocha (BA) que vai tratar sobre retina; Marcelo Ventura (PE), que vai falar sobre catarata; além de Célia Regina Nakanami (SP) e Liana Ventura (PE), que vão tratar sobre a Oftalmopediatria.
Outra presença de destaque é Paulo Cesar Silva Fontes (RJ) que será homenageado pela atuação na introdução e divulgação – com outros pioneiros – das técnicas mais modernas da cirurgia da catarata no Brasil, que continuam em evolução. A abertura do evento também contará com a presença de Mayra Pinheiro, à frente da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.
Crédito da Foto: SNNO
Fonte: Blog da Juliska