A Câmara Setorial da Indústria, promessa do secretário Jaime Calado, do Desenvolvimento Econômico, finalmente será instalada nesta quarta-feira, 20, às 9 horas, no gabinete dele na Sedec. É a primeira de várias outras que comporão o Sistema de Câmara Setoriais Temáticas do RN.
A intenção de Calado com essa iniciativa é aprofundar o debate entre o poder público e privado, promovendo maior interação entre o empresariado e demais entidades comprometidas com o avanço econômico do Rio Grande do Norte.
A Câmara Setorial da Indústria é formada por lideranças do setor industrial, das entidades vinculadas ao governo e outras organizações com atuação na área. Entre suas tarefas estão a identificação e análise dos gargalos que atrapalham o setor, a elaboração de propostas prioritárias, a implantação e acompanhamento de projetos e a facilitação dos mecanismos de governança.
A Federação das Indústrias do RN (FIERN), a Associação Industrial e Comercial de Mossoró (ACIM), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Caicó (ASISC) e a Associação das Empresas do Polo Industrial de Macaíba (ASPIM) são alguns dos membros convidados para compor a Câmara.
As instituições deverão indicar um titular e um suplente para sua representação. Instituições públicas de ensino técnico e superior também deverão fazer parte da Câmara. Demais entidades também poderão solicitar sua participação ou ser convidadas pelos membros a qualquer momento.
“Com o lançamento das Câmaras, estamos sinalizando para o setor produtivo e a sociedade nosso empenho de trazer o diálogo empresarial para dentro do Governo”, explicou o secretário Jaime Calado. “Vamos buscar juntos o melhor aproveitamento dos recursos e a geração de emprego e renda, com a garantia de investimentos seguros e benéficos a todos”, acrescentou.
A iniciativa conta com o apoio do presidente da Federação da Indústria, Amaro Sales, com quem o secretário vem mantendo várias reuniões. “Vamos discutir as necessidades e as oportunidades que existem na indústria, e o Governo, sabiamente, faz essa convocação. Isso vai agilizar muitos assuntos em que no dia-a-dia você não consegue avançar”, lembrou Amaro.
Teoricamente, as Câmaras Setoriais e Temáticas são órgãos colegiados consultivos e propositivos de apoio ao desenvolvimento dos setores e cadeias produtivas.
Instauradas através de portaria, são fóruns permanentes de discussão entre os membros (agentes públicos e privados), que visam definir ações de interesse comum, através da atuação integrada dos diferentes segmentos produtivos. A principal atividade das câmaras setoriais é a discussão em plenário de seus membros sobre assuntos pertinentes à cadeia ou setor.
Vinculadas às Câmaras Setoriais, poderão ser criadas Câmaras Temáticas para deliberar questões específicas de cada segmento dentro do setor. Para a solução de problemas e encaminhamento de assuntos técnicos, os membros da Câmara podem ainda lançar mão de Grupos de Trabalho, que irão atuar dentro de um prazo preestabelecido e com metas objetivas.
Fonte: Agora RN
Imagem: José Aldenir