Uma jiboia foi encontrada pelos agentes da Guarda Municipal de Natal (GMN) em uma residência no conjunto Mirassol, bairro de Capim Macio, Zona Sul de Natal.
Eles foram acionados após os moradores terem ligado para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
No local, os guardas do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) conseguiram encontrar o animal e verificaram que aparentemente ele não havia passado por maus-tratos.
Eles então cercaram a jiboia e conseguiram capturá-la, usando os equipamentos adequados. Após isso, o animal foi colocado em caixa própria para o transporte e levado para o Aquário Natal, na Praia da Redinha.
Lá, a jiboia ficará em quarentena e receberá os cuidados da equipe de veterinários e biólogos. Após isso, o animal deverá ser devolvido ao seu habitat natural.
Segundo a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental, Francineide Maria Francelino, explicou que todos os animais resgatados recebem o mesmo tratamento. “O animal que resgatamos com alguma lesão é levado ao Aquário Natal, que dispõe de uma equipe de biólogos que tratam da espécie e analisam se o mesmo terá condições de ser devolvido à natureza”, disse.
Não há informações se a jiboia era criada domesticamente e teria fugido ou se veio de alguma área de mata próxima. Quando adulta, esse tipo de serpente pode chegar a ter de 2 a 4 metros de comprimento. No território brasileiro, a jiboia é a segunda maior cobra perdendo apenas para a sucuri.
Fonte: OP9 RN
Imagem: Guarda Municipal de Natal