Durante o carnaval deste ano, que aconteceu do dia 1° a 5 deste mês, o Departamento de Vigilância Sanitária, por meio do Plantão da Vigilância Sanitária (VISA) realizou inspeções em locais específicos que seriam utilizados pela população durante o feriado. Essa ação teve o intuito de garantir a saúde do natalense.
As inspeções foram realizadas em hotéis, pousadas, restaurantes e quiosques de praia. Além disso foram atendidas nove denúncias divididas entre a área de alimentos, ambiente e em bares próximos aos polos carnavalescos de Ponta Negra e Petrópolis, apenas com o intuito de verificar as condições básicas de produção dos alimentos como armazenamento, temperatura e dar orientações.
Para que as inspeções fossem possíveis e eficientes 13 técnicos participaram durante todo o carnaval, sempre estando presentes três técnicos por dia. Já durante a sexta-feira (1°) e o sábado (2), as inspeções foram intensivas por meio de um plantão noturno, durando das 14 às 23h. Nesse período não houve nenhuma interdição nem apreensão de produtos.
“O trabalho de inspeção sanitária no comércio de alimentos é muito importante para prevenir as DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentos. Principalmente em grandes eventos quando a probabilidade de acontecer surtos alimentares aumenta”, informou, Maria do Céu de Lima, coordenadora do serviço de Plantão da Vigilância Sanitária, destacando a relevância desse trabalho durante o feriado.
Imagem: VISA
Fonte: Prefeitura de Natal