A Maternidade Dr Leide Morais realizou no final de semana anterior ao carnaval, reunião sobre a vinculação de gestantes direcionada para os profissionais dos Distritos Sanitários Norte I, pela manhã, e Norte II à tarde.
De acordo com a diretora, Anailde Bezerra, o objetivo foi vincular a gestante que realiza o pré-natal na unidade básica à maternidade de referência no território, e a apresentação dos indicadores observados pela Maternidade em 2018.
Durante as reuniões foram discutidos sobre a limitação da atuação da enfermagem, principalmente na solicitação de exames básicos; equipes de profissionais inconsistidas; áreas descobertas; tratamento de sífilis; transporte, entre outros assuntos.
Criação de um grupo no whatsapp para facilitação dos agendamentos dos grupos; construção de um calendário na Maternidade Leide Morais contemplando horários matutinos, vespertinos e de fins de semana, uma agenda para encontros dos profissionais da atenção básica e da Maternidade, foram os encaminhamentos acordados.
Estiveram presentes na reunião, representantes das Unidades de Saúde de Pajuçara, África, Vista Verde, José Sarney e o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Maternidade Leide entre outros profissionais.
A vinculação de gestantes a uma maternidade foi oficializada por meio da Lei Municipal nº 453/2016. A medida acabou com a peregrinação das grávidas em busca de um local para o nascimento de seus filhos durante o trabalho de parto.
Imagem: SMS
Fonte: Prefeitura de Natal