Atleta e técnica do RN disputarão o Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Publicidade

A professora de Ginástica Rítmica do Colégio Marista de Natal Gilmara Lira é uma das selecionadas para compor e equipe de treinadores da Seleção Brasileira Juvenil de Ginástica Rítmica a participar das primeiras competições do ano na categoria: o Campeonato Mundial Juvenil, que acontecerá em Moscou (RUS), entre 19 e 21 julho, e o Pan-Americano da modalidade, previsto para o mês de junho.

Gilmara é treinadora da ginasta e aluna do Colégio Marista de Natal, Maria Eduarda Moraes Pereira, escolhida na seletiva promovida pela Confederação Brasileira de Ginástica no dia 25 de fevereiro, em São Paulo. Ambas são as únicas representantes de Natal e de todo o Nordeste nas disputas internacionais, e representam o Clube Aginat (RN). A seletiva escolheu quatro integrantes individuais (Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo) e uma de conjunto (Paraná).

Com cerca de cinco anos de atuação no Marista, Gilmara atua na Escolinha de Ginástica Rítmica do Colégio Marista sendo responsável juntamente com a professora Andrea Thaise por cerca de 100 atletas de 6 a 18 anos de idade. A alunas integram os grupos que treinam desde a fase inicial até a de competições, a partir dos dez anos.

Histórico
Gilmara Lira já foi convocada em 2018 para treinar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, representando um marco para o Rio Grande do Norte que, pela primeira vez, teve representantes na equipe nacional. À frente da categoria juvenil AC-4 de 13 a 14 anos, a técnica comandou a delegação de três atletas no Campeonato Sul-americano, que aconteceu em outubro na Colômbia e o Campeonato Brasileiro, em novembro em Salvador (BA).

Maria Eduarda começou no esporte aos seis anos de idade e Gilmara a acompanha desde o início. Em 2014, a ginasta foi campeã do regional do Nordeste na categoria pré-infantil em João Pessoa, na Paraíba. Em 2016 foi campeã no Estadual Infantil, depois conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro na categoria infantil em Manaus. No ano seguinte, a ginasta foi campeã brasileira na categoria infantil nos aparelhos arco e bola, em Vitória, no Espírito Santo, a atleta também e conquistou o título individual geral e no aparelho maças no Pan-americano de Clubes em Rosário na Argentina. Em maio deste ano a potiguar participou do  27º Torneio Internacional de Portimão, em Portugal e ficou entre as 8 melhores.

Fonte: Tribuna do Norte

Imagem: Heider Miranda

Sair da versão mobile