Faculdade de Natal faz declaração de IR gratuitamente

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) será menor neste ano: a partir de 7 de março até 30 de abril. A outra novidade é que a Receita Federal exigirá os CPFs de todos os dependentes, inclusive de recém-nascidos.

Além de esclarecer essas e as demais dúvidas da população, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da faculdade Estácio unidade Alexandrino também estará pronto para ajudar os contribuintes preenchendo o documento e enviando a declaração. Quem for ao NAF sairá de lá com um kit completo: recibo e comprovante de declaração. Tudo gratuitamente.

São obrigados a declarar os contribuintes que tiveram um ganho anual bruto superior a R$ 28.559,70. Quem obteve rendimento inferior a este é isento. Aqueles que não respeitarem o prazo estão sujeitos ao pagamento de multa de 1% por mês de atraso. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

“Interessante observar que a faixa limite de renda para obrigatoriedade está congelada, permanece a mesma há anos. Com o salário mínimo aumentando todos os anos, a tendência é que cada vez mais pessoas entrem no grupo obrigatório a declarar o imposto de renda”, frisa com Lyana Gurgel, professora de Contabilidade da Estácio e coordenadora do Núcleo.

Ano passado a Receita Federal recebeu cerca de 29 milhões de declarações, e a expectativa para esse ano é em torno de 30 milhões.

O NAF da Estácio tem parceria com a Receita Federal do Brasil. Os professores e alunos foram capacitados pelo órgão para realizar o atendimento gratuito a na declaração do IRPF e também na ajuda no envio do documento para o órgão.

De acordo com Lyana Gurgel, essa atividade é de grande importância para o corpo discente, pois os estudantes têm a chance de reunir teoria e prática e a instituição de ensino superior também cumpre seu papel social.

O NAF está aberto para atendimento às terças e quintas-feiras, das 17h às 20h30. O Núcleo fica localizado na sede da Estácio Alexandrino (Av. Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim).

Serviço:

Fonte: Portal no Ar

Imagem: Wagner Magalhães/Editoria de Arte G1

Sair da versão mobile