O Núcleo de Segurança ao Paciente do Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo (HMN) foi selecionado para participar do Projeto PROADI-SUS “Paciente Seguro” da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde (MS), que tem o Hospital Moinhos de Ventos, do Rio Grande do Sul, como colaborador técnico científico e operacional do projeto.
A equipe do Hospital Municipal de Natal e do Hospital Moinhos de Ventos se reuniram com outros hospitais participantes esta semana, na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), onde foi dado o anúncio da seleção do HMN e dada as instruções das etapas a serem seguidas do projeto.
O projeto terá duração até dezembro de 2020, tendo como objeto a implantação e qualificação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
De acordo com a gestora do Núcleo de Segurança do Paciente/HMN, a enfermeira Fátima Haryanny Gomes Rufino, o objetivo é melhorar a cultura de segurança do paciente na instituição. “Com ele, vamos ter muitos ganhos, e prestaremos uma assistência com mais qualidade para os usuários. Em abril, estaremos em Brasília para assinatura do convênio”.
O Hospital Moinho de Ventos é o responsável pela logística de participação dos hospitais, educação dos participantes, atuando como laboratório de excelência da melhoria e como instituição parceira, testando as mudanças e propostas.
O PROADI-SUS – Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde é uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos de qualidade reconhecida.
Imagem: SMS
Fonte: Prefeitura de Natal