Nesta quinta-feira (28) aconteceu a edição especial do projeto Saúde na Praia de Carnaval realizado no calçadão da praia de Ponta Negra promovido pela Unidade Estratégia de Saúde da Família do bairro. O projeto Saúde na Praia acontece há 5 anos, especialmente em comemorações e eventos alusivos, e dessa vez foi realizado no dia 28 de fevereiro dia internacional de prevenção de LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e também em alusão ao Carnaval. A ação recebeu o título de “CarnaPrev – Carnaval da Prevenção”.
Os trabalhos se iniciaram às 7h da manhã com os mais de 40 profissionais envolvidos (enfermeiros, nutricionistas, agentes de saúde, entre outros) realizando a dança circular. Já a partir das 8h, serviços como testes rápidos, medição de pressão arterial, glicemia, vacinas, recomendações sobre leptospirose, saúde do trabalhador entre outros assuntos já estavam disponíveis para todos que se interessarem. Ao todo, foram mais de mil atendimentos realizados, no mais diversos procedimentos.
Os serviços foram realizados no calçadão da praia e contou com apoio de um trailer climatizado para realização dos testes rápidos. Casos detectados já recebiam encaminhamento específico. Segundo Elvira Maranhão, gestora da ESF Ponta Negra “trabalhamos com a população a questão da prevenção. Detectamos ainda situações graves e que eles poderão ser tratados de forma recomendada garantindo sua saúde de forma correta, e mais do que isso ensina sobre a prevenção que é muito importante”.
Para o ambulante José Emerson Silva, de 45 anos e que trabalha na praia de Ponta Negra “essa ideia é muito boa porque na correria do dia a dia a gente acaba esquecendo de fazer exames de rotina e cuidar da saúde. Com esse projeto é como se o alerta para a prevenção viesse até nós.”
Já para a usuária Ana Maria Torres de 27 anos “Eu achei esta ação ótima. Além de eu fazer meu teste de glicemia e ouvir muitas recomendações sobre as quais eu nunca tinha refletido. Destaque para o atendimento que recebi, pois me senti muito acolhidas por todos os profissionais” afirmou a estudante.
A ação “CarnaPrev” do projeto Saúde na Praia contou ainda com apoio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ponta Negra, Núcleo de Saúde e Cidadania da UFRN, além de estudantes da Universidade Potiguar (UNP) e outros voluntários. O evento teve duração até o final da tarde.
Imagem: SMS
Fonte: Prefeitura de Natal