A capital potiguar esta se consolidando cada vez mais com um polo carnavalesco para natalenses. A cidade já respira Carnaval por todas as suas regiões com a programação de blocos e prévias, o que é comprovado pelo número de licenciamentos emitidas pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável por autorizar a realização dos eventos nas ruas. Até agora cerca de 80 eventos já foram licenciados e mais outros 30 aguardam documentação para serem liberados.
Mesmo faltando pouco tempo para a abertura oficial da festa, a população já está saindo às ruas para as tradicionais prévias. De acordo com o diretor do Departamento de Licenciamento de Obras e Serviços da Semurb, André Gomes, a crescente já é observada desde 2017 quando foram licenciados 53 eventos, em 2018 esse número atingiu a marca dos 72 e agora em 2019 deve ser ultrapassado podendo chegar aos 100 com a finalização dos processos existentes que aguardam liberação pela ausência de alguns documentos.
Gomes ressalta que a população também esta mais consciente da necessidade de licenciar os eventos de rua. “A Licença de Uso do Espaço Público, popularmente conhecida como LUEP, deve ser solicitada com até oito dias de antecedência das festividades na Semurb”, explica. “O números revelam que o aumento este ano foi de quase 50% se comparado a 2017”. Acrescenta.
O objetivo do licenciamento é o ordenamento das festas para garantir a segurança dos foliões, pois ele define todas as regras para realização dos eventos em espaços públicos que fizerem o uso de trio elétrico, palco ou palanque, instalação de iluminação, sistema de som e interdição de ruas. A LUEP estabelece, por exemplo, as condições sanitárias, respeito aos níveis de barulho permitidos pela legislação, a não utilização de paredões de som, presença obrigatória de banheiros químicos e limpeza adequada do local após o fim das festividades.
As equipes da Semurb também estarão a partir de quinta-feira (28) nas ruas intensificando o trabalho de fiscalização para evitar a ocupação indevida de calçadas, poluição sonora pelo uso de paredões de som e demais infrações ambientais.
Para acompanhar a programação na cidade você pode acessar o site www.carnavalemnatal.com.br, que tem todas as com dicas de blocos, shows e outra atrações em seus respectivos polos e, inclusive, as prévias que já movimentam a agenda carnavalesca.
Imagem: João Maria Alves
Fonte: Prefeitura de Natal