Na próxima segunda-feira, 25, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inicia as atividades 2019 do Grupo de Apoio ao Paciente com Febre Reumática, uma equipe de assistência multiprofissional e de estudos voltada para atender pacientes, familiares e profissionais de saúde envolvidos com a doença.
A iniciativa é coordenada pela médica Gisele Leite e conta com reuniões nas últimas segundas-feiras de cada mês, sempre das 10h15 às 11h30, no auditório da Pediatria do HUOL. Mais informações estão disponíveis no site do Hospital.
“Há vagas disponíveis e o objetivo do grupo é conscientizar sobre a patologia, promover melhora na adesão ao tratamento e apoiar familiares e profissionais de saúde no trato com o problema”, explica Gisele.
A febre reumática (FR) é consequência da bactéria Streptococcus pyogenes, que tem caráter autoimune em pessoas com predisposição genética e acomete, aproximadamente, 3% da população de crianças e adolescentes na faixa entre 5 e 14 anos de idade. Pode ainda atingir menores de 5 anos e também ocorrer em adultos. Dados do Ministério da Saúde apontam a FR como a principal causa das cardiopatias adquiridas em crianças, sendo responsável por cerca de 40% das cirurgias cardíacas no país.
Fonte: AGECOM/UFRN
Imagem: Moares Neto