Um grupo de 50 potiguares estiveram entre os dias 11 – 17 de fevereiro na cidade de São Paulo para a Campus Party Brasil – o maior evento de tecnologia do mundo. A caravana do Jerimum Valley, uma comunidade de empreendedores do Rio Grande do Norte, chamou a atenção e obteve destaque de grandes portais de notícia, grandes empresas, investidores e público de todo o Brasil. Além do Jerimum, comunidades do RN como a Liga de Empreendedorismo Potiguar, WiE, Pyladies Natal, Jerimum Hackerspace e Potilivre também estiveram presentes.
O Jerimum Valley
O grupo foi criado em 2012 durante uma roda de conversa na praça de alimentação de um shopping, quando empresários potiguares notaram que faltava aos empreendedores do estado uma comunidade e uma plataforma em que pudessem trocar experiências, compartilhar oportunidades e até mesmo atrair investidores.
“O Jerimum Valley começou com algo entre cinco a dez startups, e hoje já são mais de 100 no nosso radar”, diz Monnaliza Medeiros, líder da comunidade do Jerimum Valley e empreendedora. “Queremos dar visibilidade à inovação que também vem acontecendo no Rio Grande do Norte.”
Monnaliza, que tem 20 anos, foi uma das integrantes do Jerimum a palestrar na Campus Party, com os temas “Como ser uma criança self-made rica” e “Empreendedorismo Jovem – Oportunidades Tem Deadline” onde explorou os motivos pelos quais os jovens devem começar a empreender desde cedo. Ela trabalha na startup de venda de ingressos Outgo, e também é embaixadora de iniciativas de empreendedorismo no Rio Grande do Norte, atuando junto a iniciativas como a InovAtiva Brasil, do SEBRAE.
Caravana e palestras
O Jerimum Valley foi a única comunidade de startups contemplada com uma bancada especial no evento, um espaço onde o grupo expôs seu conteúdo dentro da Campus Party. 18 empreendedores potiguares ministraram palestras nesse espaço, impactando centenas de pessoas. Além da bancada, também tiveram palestrantes nos palcos principais, empreendedores como: Fred Alecrim, Glebe Duarte, Ravi Brito, Monnaliza Medeiros, Clara Nobre, Allythy Rennan, Yolanda Rodrigues, entre outros.
Exposição
Com o apoio do SEBRAE, através do Sebrae Lab, 7 empresas do Jerimum Valley foram à Campus Party para expor no espaço “Startups & Makers”, uma oportunidade para divulgar, atrair clientes e investidores, e fechar novos negócios. As empresas selecionadas para esse momento também receberam mentorias de grandes empresários do cenário nacional.
Conquistas
Concorrendo com dezenas de empresas no evento, a startup potiguar Blindog, uma solução que auxilia cachorros cegos por meio de uma coleira que emite vibrações, foi vencedora da competição “Like a Boss”, promovida pelo SEBRAE na Campus Party e representará o estado na final em Florianópolis, durante o evento Sebrae Startup Summit.
Campus Party Natal
Com bastante animação, também foi revelada na Campus Party Brasil a tão esperada data da Campus Party Natal! A primeira edição na cidade ocorreu em Abril de 2018 e movimentou mais de 60.000 participantes. Foi uma das edições mais impactantes, e a expectativa é que esse número cresça ainda mais este ano. Salve os dias 11 – 15 de setembro na sua agenda, o encontro será no Centro de Convenções de Natal!
Crédito das Fotos: Divulgação
Fonte: Blog da Juliska