Pantera Negra fez história na 91ª edição do Oscar se consagrando como a primeira indicação de um filme de super-heróis na categoria de Melhor Filme. Demorou 78 anos entre a primeira vez que um longa do gênero apareceu no Oscar até que a Marvel conseguisse a tão sonhada indicação, apesar da hegemonia da DC entre os filmes indicados até o início dos anos 2000 em outras categorias.
A primeira aparição de um filme de super-heróis veio cedo, ainda em 1941, na 14ª edição do prêmio. Naquele ano, a animação do Superman foi uma das indicadas para Melhor Curta Animado. A jornada do herói começou com derrota: o filme acabou perdendo a estatueta para Me Dê uma Pata, da Disney.
Poucos filmes do “subgênero” foram produzidos durante as décadas que se seguiram. E, mais uma vez, o herói que conseguiu voltar à premiação foi Superman, 37 anos depois. Superman: O Filme, estrelado por Christopher Reeve, garantiu três indicações como Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som (derrotado em todas as categorias).
O primeiro Oscar só veio mesmo em 1989 com Batman (1989), de Tim Burton, que levou a estatueta de Melhor Direção de Arte, honrando os figurinos ousados daquela versão do Homem-Morcego.
A DC reinou sozinha até a virada dos anos 2000, quando a Marvel começou a se aventurar nos cinemas com Homem-Aranha (2002), de Sam Raimi, em uma produção da Columbia e distribuição da Sony Pictures Entertainment. O filme foi indicado em duas categorias: Melhor Som e Melhor Efeito Visual (na época ainda não existia distinção entre mixagem e edição de som), mas perdeu nas duas.
Finalmente, na sequência do filme com o Teioso, Homem-Aranha 2 (2004), um personagem Marvel ganhava o primeiro Oscar: na categoria Melhor Efeito Visual, em 2005.
O mais emblemático dos filmes de heróis no Oscar é Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, que recebeu oito indicações, mas acabou ficando de fora da categoria principal. A ausência do filme do Homem-Morcego como Melhor Filme chocou alguns críticos que discordavam das indicações de Milk: A Voz da Igualdade e O Curioso Caso de Benjamim Button.
Vale lembrar que em 2009, ano em que Cavaleiro das Trevas competiu, o Oscar só permitia que cinco filmes fossem indicados na categoria. Atualmente, até dez filmes podem ser indicados — e isso pode ter ajudado Pantera Negra a fazer história ao disputar a categoria principal. O filme de Ryan Coogler também foi indicado em mais seis categorias (uma a menos que Cavaleiro das Trevas) — incluindo Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Mixagem, Melhor Edição de Som, Melhor Canção Original, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.
Pantera Negra pode não ganhar o principal prêmio do Oscar, mas a indicação é significativa para fãs e executivos que transformaram o longa em um sucesso de bilheteria.
A edição do Oscar 2019 também é importante pois é o auge do subgênero na premiação. Quatro longas de super-heróis estão entre os indicados em diversas categorias, entre eles: Vingadores: Guerra Infinita, Pantera Negra, Os Incríveis 2 e Homem-Aranha no Aranhaverso.
Muitas indicações, poucas vitórias
Nessa longa história no prêmio, os personagens com habilidades especiais foram indicados 51 vezes. Destas, apenas sete resultaram em vitórias. Esse número mostra que só 13,7% dos indicados conseguem ir embora da cerimônia com um bonequinho dourado em baixo do braço.
A última vitória de um filme de super-herói foi em 2017, com o prêmio de maquiagem recebido por Esquadrão Suicida. Na época, essa vitória gerou revolta entre os fãs de Star Trek, que viram a estatueta por Beyond escapar para o criticado longa da DC.
Confira TODOS os filmes de super-heróis que foram indicados ao Oscar e os que saíram vencedores em quais categorias:
- Superman (1941) – Melhor Curta Animado
- Superman: O Filme (1978) – Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som
- Batman (1989) – Melhor Direção de Arte (ganhou)
- Batman: O Retorno (1992) – Melhores Efeito Visual, Melhor Maquiagem
- Batman Eternamente (1995) – Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Efeito Visual
- Homem-Aranha (2002) – Melhor Som, Melhor Efeito Visual
- Homem-Aranha 2 (2004) – Melhor Efeito Visual (ganhou), Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som
- Os Incríveis (2004) – Melhor Animação (ganhou), Melhor Roteiro Original, Melhor Mixagem de Som
- Batman Begins (2005) – Melhor Fotografia
- Superman: O Retorno (2006) – Melhor Efeito Visual
- Homem de Ferro (2008) – Melhor Edição de Som, Melhor Efeito Visual
- Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) – Melhor Ator Coadjuvante (ganhou), Melhor Edição de Som (ganhou), Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Visagismo, Melhor Mixagem de Som, Melhor Efeito Visual
- Homem de Ferro 2 (2010) – Melhor Efeito Visual
- Os Vingadores (2012) – Melhor Efeito Visual
- Homem de Ferro 3 (2013) – Melhor Efeito Visual
- Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) – Melhor Efeito Visual
- X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) – Melhor Efeito Visual
- Guardiões da Galáxia (2014) – Melhor Efeito Visual, Melhor Maquiagem e Visagismo
- Esquadrão Suicida (2016) – Melhor Maquiagem e Visagismo (
ganhou) - Doutor Estranho (2016) – Melhor Efeito Visual
- Logan (2017) – Melhor Roteiro Adaptado
- Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) – Melhor Efeito Visual
- Pantera Negra (2018) – Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som
- Vingadores: Guerra Infinita (2018) – Melhor Efeito Visual
- Os Incríveis 2 (2018) – Melhor Animação
- Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) – Melhor Animação
Será que Pantera Negra vai aumentar a lista de filmes de heróis com a estatueta dourada?
Fonte: Jovem Nerd