Nesta terça-feira (19), ocorreu uma reunião com o objetivo de discutir estratégias possíveis da administração da penicilina, medicamento utilizado no tratamento da sífilis, nas Unidades de Saúde da Atenção Básica, no Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF). Estavam presentes representantes do DAF, do Departamento de Atenção Básica, Núcleo de IST/AIDS, Coordenação da Estratégia Saúde da Família, além de estagiárias do curso de Saúde Coletiva da UFRN.
“A reunião foi mais um passo que o município está dando para o enfrentamento da sífilis. É importante para a população porque a gente vai conseguir ampliar o acesso ao tratamento. No momento que temos o teste rápido na atenção básica e o tratamento também disponível, esse paciente não se perde na rede e não deixa de fazer o tratamento.” destaca Emilly Miranda, responsável técnica do programa de IST/AIDS e Hepatites virais de Natal.
Atualmente os tratamentos para sífilis são realizados apenas pelas maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Imagem: SMS
Fonte: Prefeitura de Natal