Dando seguimento à proposta de formação dos profissionais dos municípios contemplados com o Projeto Transformando Destinos – Interiorizando a Política Pública sobre drogas, foram iniciadas nessa semana com quatro oficinas realizadas em Macaíba, Nova Cruz, Caicó e João Câmara. Quase 300 servidores das redes de assistência social, saúde e educação de 14 municípios participaram das capacitações. Na próxima semana, o evento será realizado em Mossoró (no dia 20), na sede das Promotorias de Justiça da comarca e envolverá ainda os municípios de Assú, Areia Branca e Baraúna. Já no dia 21, o evento acontece em Pau dos Ferros, finalizando esse ciclo de formação.
O acolhimento das pessoas em sofrimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi o tema das oficinas, e voltou-se à qualificação dos trabalhadores e gestores da rede de atendimento intersetorial com foco no cuidado em saúde mental às crianças e adolescentes com sofrimento psíquico e que fazem uso de drogas.
O trabalho foi conduzido por Melissa Azevedo com o apoio da Coordenação de Saúde Mental do Estado do RN, tendo como expositora Valdiza Nunes de Aguiar Soares. Ela é referência técnica em Saúde Mental Infantojuvenil da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria Municipal de Saúde de Pernambuco e coordenadora de Atenção à Saúde Mental Infantantojuvenil da Gerência de Sáude Mental de Pernambuco e coordena o Fórum Estadual de Saúde Mental Infantojuvenil e o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil.
Em Macaíba, a oficina foi realizada na Escola Agrícola de Jundiaí e envolveu os municípios de São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibú. Em Nova Cruz e em João Câmara, os eventos foram realizados nos IFRNs locais e contaram com a presença de profissionais das redes de serviços das cidades de Canguaretama, Santa Cruz, Santo Antônio, Extremoz, Macau e Ceará-mirim. Na Região Seridó, o encontro foi realizado na sede das Promotorias de Justiça de Caicó e contou com a participação dos municípios de Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
Imagem: Ascom/MPRN
Fonte: MPRN