Sobradinho e América-RN começam a escrever a sua história na edição de 2019 da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no estádio Augustinho Lima. Mas a história para um dos clubes pode durar apenas um capítulo. Na primeira fase da competição nacional, o duelo é disputado em partida única. Por estar melhor classificado no ranking de clubes da CBF, o Mecão chega ao Distrito Federal com a vantagem de precisar apenas do empate para garantir a vaga na segunda fase. Resta ao Leão da Serra somente a vitória para seguir vivo na Copa do Brasil.
Atual campeão estadual, o Sobradinho fez três jogos oficiais até aqui na temporada, todos pelo Campeonato Brasiliense. O Leão da Serra conquistou uma vitória, um empate e uma derrota. Com quatro pontos, a equipe ocupa a sétima colocação entre os 12 clubes do Candangão. Mas quando o assunto é Copa do Brasil, faz tempo desde a última participação dos candangos. O ano era 2013, e o Sobradinho foi eliminado pelo Botafogo de Seedorf ainda na primeira fase.
O América-RN vive um momento de transição na temporada. A equipe trocou de comando nos últimos dias. Saiu o técnico Luizinho Lopes e chegou Moacir Júnior, ex-Volta Redonda e Linense. Luizinho foi demitido por não ter conseguido dar um padrão de jogo ao time, mesmo ocupando a vice-liderança no Campeonato Potiguar. Moacir tem a missão de tirar o melhor de cada atleta e encaixar uma nova maneira de jogar. A classificação para a segunda fase é vista como obrigação pela diretoria. O Mecão, por sinal, nunca avançou de fase neste novo formato do torneio nacional, com jogo único na rodada de abertura.
Sobradinho – Victor Santana
O jovem técnico Victor Santana, de 36 anos, tem pela frente o primeiro desafio em uma competição nacional na carreira. Ele se tornou treinador em 2018 e logo no primeiro trabalho levou o Sobradinho ao título do Candangão ao bater o Brasiliense na decisão. Com o caneco de campeão, veio a vaga na Copa do Brasil.
Para o jogo desta quarta-feira, apesar da equipe fazer uma campanha irregular no estadual e precisar da vitória para passar de fase, Victor Santana deve mandar a campo a mesma base que vem atuando no Campeonato Brasiliense.
América-RN – Moacir Júnior
Com pouco tempo de trabalho, Moacir deve fazer poucas mudanças no Mecão. Sem contar com o zagueiro Alison e o atacante Max, vetados pelo departamento médico, o treinador vai optar por um esquema mais precavido, considerando que o empate em Sobradinho lhe dá a classificação.
Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza apita a partida, com Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Oberto da Silva Santos como auxiliares. O trio é da Paraíba. O quarto árbitro é Vanderlei Soares, do Distrito Federal.
Ingressos
1ª fase da Copa do Brasil
6 de fevereiro (quarta-feira) – Estádio Augustinho Lima – 20h30 (horário de Brasília)
Valores: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Pontos de venda:
- Bilheteria do estádio (na hora do jogo)
- Academia Concept Fit (Q 4 – Sobradinho)
- Sobradinho Carnes (Q 12 Q. 12 Conjunto 9 – Sobradinho)
Fonte: Globo Esporte