Projeto estimula usuários do CAPS AD Norte a melhoria da qualidade de vida

Como um experimento bem sucedido, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS) II AD Norte participará da Mostra Estadual de Experiências Municipais em Saúde, “Mostra RN, aqui tem SUS” com o Projeto Leituras Sóbrias. A mostra é promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (COSEMS/RN), que acontece dia 20 deste mês.

O Leituras Sóbrias tem o objetivo de estimular o gosto pela leitura, a partir de elementos ilustrativos e lúdicos com ênfase na redução de danos. “É uma atividade de formação de leitores, que é inserida de forma lúdica, onde variados conteúdos escritos trazem aos expectadores, o vislumbre da sobriedade ao mundo da leitura, a partir do conhecimento constante, com a proposta terapêutica de redução de danos. O Leituras Sóbrias traz benefícios à saúde psicológica dos usuários, agregando um novo olhar das estratégias terapêuticas”, destacou um dos idealizadores do projeto, Djairo Alves.

Lançado em agosto de 2018 é dirigido aos usuários do Caps AD Norte, o projeto tem em seu espaço, um acervo literário de 300 livros, entre romances, cordéis, biográficos, religiosos, poesias, crônicas e também de conteúdo específicos para o enfrentamento da drogadição.

De acordo com a assistente social, Ellis Regina Lima, a proposta tem o Visconde de Sabugosa da obra de Monteiro Lobato, como personagem norteador, utilizando a cartola como elemento disparador para o ambiente de leitura. Quinzenalmente os grupos se reúnem para provocação de leituras e contação de história.

“Todas as vezes que alguém usa a cartola conta uma história. O espaço para leituras é aberto diariamente e aceita doações de livros do público interessado. A cada encontro, os usuários são estimulados a escrever, ler ou contar uma história. A leitura promove o senso crítico aos leitores e melhoria da saúde mental. O projeto tem proporcionado grande adesão dos usuários, melhoria da escrita e fluência verbal e muitos outros.”

Imagem: Reprodução/Semtas

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile