Prestar atendimento pré-hospitalar de qualidade às vítimas em situação de urgência na cidade do Natal, buscando restabelecer o seu bem-estar físico com a maior brevidade possível é a característica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (SAMU Natal). Em 2018, o Serviço atendeu a um total de 54.694 ocorrências.
O objetivo do SAMU é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar ao sofrimento, à sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
De acordo com o coordenador, Cláudio Macedo, atualmente o SAMU atende a uma população de aproximadamente 1.300.000 habitantes, considerando a população flutuante, que circula na cidade do Natal diariamente, esse número sofre acréscimo ainda nos períodos de alta estação. “Para atendermos a essa demanda, contamos com nove Unidades de Suporte Básico (USBs), três Unidades de Suporte Avançado (USAs), uma equipe de motolância e um Central de Regulação Médica – CRU e o Serviço de Transporte Sanitário de Natal”.
“Conseguimos muitos avanços ao longo do ano de 2018, na estrutura, em equipamentos e de recursos humanos, entre eles, a aquisição de novas viaturas; aquisições de alguns equipamentos; implantação do transporte sanitário melhorando as transferências inter-
Imagem: SAMU Natal
Fonte: Prefeitura de Natal