Qual foi a última vez em que você acessou o Facebook? O resultado pode indicar o quão feliz você está. Uma nova pesquisa divulgada pela Universidade de Stanford analisou o que acontece quando os usuários da rede social deixam de acessá-la por um mês.
A equipe recrutou 2.488 pessoas que passavam, em média, uma hora no Facebook por dia. Metade delas desativou suas contas por um mês. A outra serviu como grupo de controle e permaneceu normalmente na rede social.
Os pesquisadores então acompanharam o humor dos estudados. Os participantes reportaram em determinados momentos do dia qual emoção haviam sentido nos últimos dez minutos e o quanto se sentiam solitários.
O estudo concluiu que o ato de deixar o Facebook está relacionado a melhorias no bem-estar. Os pesquisados também acabaram usando menos suas outras redes sociais, e com isso gastaram mais tempo em atividades fora da internet, como ficar com amigos e assistir à televisão. O grupo que desativou a rede social também passou menos tempo lendo notícias em geral.
E, mesmo depois do mês em que precisaram ficar fora do Facebook, os participantes afirmaram ter passado menos tempo em redes sociais. “A redução de uso após o experimento está alinhada à nossa descoberta de que desativar a conta melhora o bem-estar do usuário. O fato também é consistente com a hipótese de que o uso do Facebook é um hábito”.
O TechCrunch ressalta, contudo, que o estudo permitiu que as pessoas continuassem usando o Facebook Messenger. Outro ponto importante é que a pesquisa foi realizada em 2016, durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos — evento que movimentou ainda mais as redes sociais do país. Além de ficarem menos informados sobre as notícias, os participantes também se mostraram menos polarizados politicamente.
Crédito da Foto: Philippe Wojazer/Reuters
Fonte: https://epocanegocios.globo.com