O PAL-V Liberty é o primeiro carro voador em produção e com disponibilidade comercial no mundo. Isto significa que interessados podem adquirir o modelo pelo preço de 299 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão, em conversão direta) para voar e rodar pelas ruas. O usuário que comprar o veículo deve ter habilitações para dirigir e pilotar, além de precisar realizar um curso de pilotagem e direção organizado pela fabricante holandesa PAL-V. Vale ressaltar que o lote inicial do carro está limitado a 90 unidades.
O Liberty funciona à base de gasolina e, na modalidade carro, acelera de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h. No chão, o carro da PAL-V promete uma autonomia de 1.315 quilômetros. Já no ar, o veículo acelera a até 180 km/h e pode subir a uma altitude máxima de 3.500 metros, com autonomia de 500 quilômetros. A transição entre um modo de uso para o outro leva de 5 a 10 minutos.
Para combinar as duas modalidades de uso, o veículo tem um design que lembra mais o de uma pequena aeronave do que o de um carro convencional. A cabine tem um recorte aerodinâmico para melhorar o rendimento no ar e a traseira revela ainda a presença de uma hélice acoplada ao segundo motor. Já quando o veículo é usado no solo, as hélices ficam recolhidas no teto. No interior, fica um painel que combina a funcionalidade da aeronave com um visual luxuoso.
A cabine do PAL-V Liberty tem lugar para duas pessoas e permite que até 20 quilos de bagagens sejam acomodadas. No entanto, o limite de peso é de 910 quilos durante os vôos, número que já considera o total do carro, dos passageiros e das bagagens.
Interior alia o painel funcional de uma aeronave com luxos como bancos de couro — Foto: Divulgação/PAL-V
Embora o preço do veículo seja de 299 mil euros, o kit completo com acessórios vai custar bem mais. O Liberty totalmente equipado tem preço de 499 mil euros (aproximadamente R$ 2,1 milhões). Embora a PAL-V tenha batido a concorrência com o primeiro carro voador comercializado no mundo, outros modelos já estão no radar da indústria, que tem apostado nesse tipo de transporte para grandes cidades. Alguns projetos que estão em desenvolvimento são o Bell Nexus e o uberAIR, além de estudos de Audi, Airbus e Boeing, que prometem veículos elétricos e completamente autônomos.
Qual a diferença para um helicóptero?
Veículo tem dois motores e se encaixa na classificação de um girocóptero — Foto: Divulgação/PAL-V
Fonte: TechTudo
Imagem: divulgação/PAL-V