Ás vezes sou responsável por comunicar a alguém notícias desagradáveis. Poderia citar vários desses momentos.
Na passagem bíblica em Isaias 38:1, o profeta leva um diagnóstico não muito animador ao rei Ezequias: “Ponha as suas coisas em ordem porque você não vai sarar. Apronte-se para morrer”.
Isso é que eu chamo de uma previsão sombria. Esse é o tipo de conversa que poucos querem ouvir da parte de Deus. Mas às vezes ela acontece.
E eu fico me perguntando: O que é pôr as coisas em ordem? Quais as coisas que Deus julga serem importantes, estarem em ordem em nossas vidas?
Eu sugiro que você ore e pergunte a quem pode te responder: Deus.
Pergunte ao SENHOR por exemplo, quais são as áreas da minha vida que estão em desordem? Que aspectos das minhas atitudes para com os outros precisam passar por uma organização?
Sabe, às vezes fazemos esse tipo de pergunta e Deus não nos responde porque simplesmente sabemos que a resposta está em nós. Você bagunçou, você arruma. Simples assim.
Veja que no texto Deus coloca a responsabilidade para o rei Ezequias: “ Ponha as suas coisas em ordem”. As coisas são do rei Ezequias. Então, ele que arrume. Deus só identifica, avisa e até nos dá uma outra chance. Mas eu tenho que usar de auto responsabilidade para responder pelas minhas coisas. Fazendo assim saberemos colocar a nossa vida em ordem.
Às vezes nossa vida está tão bagunçada que a nossa consciência nos acusa. O passado nos perturba e tememos o futuro.
O melhor refúgio: a oração. Foi exatamente isso que o rei Ezequias fez:
“Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor”. Isaías 38:2
Sabe o que Deus respondeu ao rei Ezequias? Concedeu a ele mais quinze anos de vida. Pode parecer pouco tempo, mas poucos anos para arrumar a casa é melhor do que poucos dias.
Depois disso Ezequias foi e agradeceu a Deus.
Seja agradecido pela oportunidade que você tem hoje de colocar a sua vida em ordem. Não deixe para depois o que você pode organizar hoje.
Deus te abençoe.
Imagem: “O estudante” – Acrílica sobre tela de algodão – Autor: Luciano Luz (clique aqui e saiba mais)