Além de apoiar instituições públicas e não governamentais, a Justiça Estadual também tem apoiado projetos culturais, com recursos das penas pecuniárias. Um exemplo disso foi a produção do curta-metragem “Ronaldo da Costa – A Maratona da Vida”. A produção recebeu investimentos de penas pecuniárias arrecadadas pela comarca de Currais Novos. No total, R$ 5 mil (cinco mil reais), arrecadados entre janeiro e março de 2018, serviram de base financeira para a realização do curta-metragem.
Penas pecuniárias são medidas alternativas, em que os condenados por crimes de menor potencial ofensivo podem substituir o cumprimento da pena por pagamento em dinheiro.
A produção narra a vida do ex-atleta, atual recordista brasileiro e sul-americano em maratonas de atletismo, Ronaldo da Costa, de 48 (quarenta e oito anos). Ronaldo foi campeão da São Silvestre de 1994 e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1995, na prova dos dez mil metros.
Ronaldo da Costa – A Maratona da Vida / YouTube
O curta-metragem apresenta a história de superação do corredor mineiro, natural da cidade de Descoberto e como o esporte mudou a vida dele. Contada a partir de um diálogo entre pai e filho, a trama resgata imagens documentais que recordam momentos históricos, como a vitória do atleta na Maratona de Berlim em 1998 quando bateu o recorde mundial correndo 42km em 2h06m5s. (duas horas, seis minutos e cinco segundos).
De acordo com o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Cível de Currais Novos, a ideia de produzir o curta-metragem surgiu de conversas com desportistas do município. Em seguida, a Fundação Dr. José Bezerra Gomes apresentou o projeto no edital de disponibilização das prestações pecuniárias.
O magistrado também participou do filme como personagem coadjuvante e a equipe de produção e direção foi formada por moradores da cidade.
“Ronaldo da Costa – A Maratona da Vida” foi lançado no ano passado e já está disponível no YouTube. Em breve será exibido em Natal e em outras cidades.
Ficha Técnica
A MARATONA DA VIDA (Currais Novos, Brasil, 2018)
Direção: Carlos Medeiros
Elenco: Ana Beatriz, Ítalo Vinícius, José Victor, Adriana Galvão, Carlos Henrique, Thiago Camilo.
Roteiro: Leandro Lira e Carlos Medeiros
Produção: Ana Paula e Thaiz Lenna
Captação e Finalização: Herry Filho
Arte da Capa: César Lima
Crédito da Foto: Reprodução/ Youtube e Revista Contra-relógio
Fonte: http://www.tjrn.jus.br