De Olho Vivo Para A Cultura Organizacional. Por Jean Tavares Leite

A Cultura Organizacional é extremamente importante para o bom desenvolvimento dos funcionários e alinhamento da estratégia - Foto: Reprodução / Innovia Training & Consulting

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Cultura organizacional é o modo de fazer as coisas de uma empresa, seu espírito, sua alma. É aquilo que ela acredita ser o certo a fazer, seu modus operandi. A cultura permeia e perpassa toda a empresa, está presente nas cores de sua logomarca, na estratégia, nas ações de seus colaboradores, na forma como os as pessoas são promovidas, nas histórias folclóricas e também, sobretudo, no seu cotidiano.

Todas as empresas, absolutamente todas as empresas do mundo, em qualquer segmento, pequenas ou grandes, possuem uma cultura organizacional e não adianta pensar em cultura boa ou ruim, não é por aí. O que uma boa gestão tem que identificar é se a cultura organizacional é forte ou fraca, e trabalhar duramente para fortalecer, através de ações eficientes, o engajamento das pessoas.

Uma empresa saudável tem uma cultura forte, interligada com as ideias de seus lideres e transmitida em toda a sua totalidade para todos os colaboradores, em todos os setores. E, veja, não estou falando apenas de grandes empresas, Isso serve para multinacionais, empresas de médio porte e para startups.

Agora, me deixa fazer uma pergunta: Onde está depositada a força da cultura organizacional? Sim, exatamente o que você pensou. Internalizadas nas mentes das pessoas, pois são elas quem criam as ações concretas para que a cultura organizacional apareça e aconteça.

A cultura, claro, nasce na visão de seus fundadores, mas ganha força em cada um dos profissionais que participam desse projeto. Isso é um fator muito importante para se refletir. Se uma empresa tem uma rotatividade muito alta, é impossível estabelecer uma cultura forte. Aquelas pessoas que estão indo embora, levam justamente a cultura.

Por outro lado, se a empresa cresce muito rapidamente, expandindo seus negócios, também corre o risco de perder sua identidade, suas crenças e valores mais essenciais. E agora já temos dois grandes desafios para serem resolvidos. Demitir o mínimo possível e fortalecer o engajamento dos que estão chegando.

Se até aqui está claro a enorme importância da cultura organizacional para uma empresa, hora de fazer um bom diagnóstico da mesma. Perguntas importantes e pontuais como por exemplo:

  1. Qual o objetivo primordial pelo qual a empresa existe, sua missão maior?
  2. A empresa tem uma postura flexível ou rígida sobre seus processos?
  3. Há mais trabalho em grupo ou as pessoas são individualistas?
  4. No cotidiano, há uma cultura de risco, ousadia, inovação?
  5. A gestão de pessoas é feito mais com punições ou elogios?

Essas são apenas modelos de perguntas que o gestor ou o empreendedor deve fazer, com a ajuda de sua equipe, buscando entender a fundo, a cultura organizacional de sua empresa.

O passo seguinte é, de forma clara, direta, traduzir isso para um manual, garantindo assim que aquele diagnóstico faça parte, continuamente, do cotidiano da empresa e balizando as ações de engajamento dos novatos, entenda-se, treinamentos e muita comunicação, em todos os níveis e com a máxima frequência.

Confesso, para finalizar, que já vi muita empresa, digamos ficar “pelo meio do caminho”, por não levar em conta o fortalecimento de sua cultura organizacional. O tempo passa, o tempo voa, e às vezes, aquela equipe, aquelas ações, aquele clima incrível de alto desempenho se transforma completamente. E a empresa, embora esteja no mesmo local, com as mesmas cores, farda e logomarca, já não possui o mesmo engajamento e os mesmos resultados de antes.

Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário.

jeantavares@bol.com.br

Crédito da Foto: Reprodução / Innovia Training & Consulting

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