Crianças da Casa Durval Paiva visitam a Roboeduc

Um momento diferente para desbravar um novo universo: a robótica. Assim foi para doze crianças e adolescentes, atendidos pela Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer, durante o passeio terapia ao visitarem a Roboeduc, primeira escola de programação e robótica do país. O encontro foi guiado pelos professores da escola, que desafiaram os participantes a pensarem de maneira mais ampla sobre a reciclagem e como as pequenas atitudes contribuem para a preservação do planeta.

Segundo a coordenadora pedagógica da Roboeduc, Jadiliana Tavares, tendo contato com as peças e funções realizadas pelos robôs, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de conhecer parte das possibilidades existentes no mundo da robótica.

Logo no início da atividade, os educadores apresentaram todas as peças e funções do Lego Educacion Mindstorms, kit utilizado durante o encontro. Em seguida, os participantes foram orientados e estimulados a trabalharem em equipe e montarem seus próprios robôs para, assim, colocá-los em funcionamento e conseguirem realizar uma missão.

O desafio proposto ao grupo abordou a preservação do meio ambiente, tema recorrente e necessário. Os professores explicaram mais sobre a reciclagem, coleta seletiva e chegaram a um questionamento: “como limpar a cidade com bastante rapidez?”. Para cumprir com êxito a missão, as crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva montaram robôs e controlaram guiando-os para realizarem a coleta seletiva dos objetos coloridos postos na pista de acordo com seus respectivos significados: Azul – papel, vermelho – plástico; verde – vidro e amarelo – metal.

“É gratificante presenciar as novas descobertas. Aqui, presenciamos o primeiro contato com a robótica, em um projeto tão legal como Passeio Terapia, que afasta um pouco nossas crianças e adolescentes do ambiente hospitalar, amenizando as dores e apresentando novas perspectivas”, comentou a pedagoga da Casa Durval Paiva, Patrícia Marques.

Para a participante Rayane Dantas, 23 anos, que teve a primeira oportunidade de montar um robô, a experiência foi marcante. “A primeira vez que vi um robô foi no IMD, mas no dia não pude montar. Desde então, fiquei curiosa para saber mais como funcionava, sempre achei muito interessante. Agora, o dia chegou e hoje montei meu primeiro robô, foi muito especial”, comemorou.

Para o diretor da Roboeduc, Cássio Leandro, ter ações como essa dentro da instituição só engrandece o trabalho da equipe. “Estamos sempre querendo incluir, apresentar a robótica para aqueles que ainda não conhecem esse universo. Vê a alegria em cada um que participou desse dia tão especial mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.

Fonte: Portal no Ar

Imagem: Emily Frank

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