Conheça o Visão Celeste, adversário do Corinthians nas oitavas da Copa SP

Na busca pelo seu 11º título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians vai enfrentar nesta quarta-feira o surpreendente Visão Celeste na Arena Barueri, às 21h45 (horário de Brasília), pelas oitavas de final da competição. Mas, afinal, quem é o Visão Celeste, único clube fora das regiões Sul e Sudeste vivo na competição?

O Visão é um clube modesto da cidade de Parnamirim, na Grande Natal, com nove anos de idade e que participa pela primeira vez da Copinha. Um grupo de pastores comprou um antigo clube da cidade, o São Paulo, que existia desde 1972, mas estava inativo. Assim, montou o novo clube em março de 2010, segundo explicou o pesquisador de futebol potiguar Marcos Trindade.

O novo nome dado à equipe, portanto, é relacionado ao método de trabalho implantado, que tem o princípio básico de “falar de Deus” aos seus atletas e funcionários.

– O clube foi criado com essa finalidade de ser diferente, de trabalhar os atletas, mas trabalhar o homem, falar um pouco de Deus pra esses jovens. É óbvio que sem obrigar ninguém a seguir nada. A gente tem essa filosofia. O pastor Sandoval Gonçalves (presidente do clube) teve a visão de criar esse clube pra dar oportunidade à juventude, com uma filosofia um pouco diferente, pelo meio espiritual, da fé – explicou o vice-presidente do clube Hélio Florêncio.

Visão Celeste eliminou Fortaleza na 2ª fase — Foto: Hélio Florêncio

Hélio Florêncio, inclusive, além de vice-presidente, é auxiliar técnico da equipe comandada por Mirabor Rocha na Copinha e técnico do time profissional. O acúmulo das funções denota um pouco da realidade do Visão Celeste, que sequer tem campo de treino.

– A gente sempre trabalhou alugando campo para treinar. O Visão Celeste sempre teve essa dificuldade. Esse ano já estamos correndo atrás de campo pra trabalhar, porque infelizmente nós não temos apoio, nem público – disse Hélio.

Hélio Florêncio é técnico do time profissional do Visão — Foto: Augusto César Gomes/GloboEsporte.com

Nestes poucos anos de história, inclusive, o Visão Celeste nunca disputou o Campeonato Potiguar – sempre esteve na divisão de acesso e foi lanterna em três das quatro vezes que jogou: 2012, 2016 e 2017. No ano passado, o time fez sua melhor campanha e caiu na semifinal. No estadual sub-19, chegou ao também inédito vice-campeonato, que valeu vaga na Copinha.

Até por isso, o clube vive nesta Copa SP o momento mais grandioso de toda a sua história. Melhor nordestino dessa edição, a equipe da Grande Natal também conquistou, em seu primeiro ano na Copinha, a melhor colocação de um time do Rio Grande do Norte. E, de quebra, tem o artilheiro da competição até aqui: o atacante Zé Eduardo, com sete gols.

– Ele é um excelente jogador, um matador. Eu acho que o futebol brasileiro está ganhando um atacante muito bom, que pode surgir em grandes clubes do futebol nacional e até internacional – acredita Hélio.

Viagem com antecedência

Para se preparar para a Copa SP, o Visão Celeste viajou para a cidade de Itu com quase um mês de antecedência em relação ao início da competição. A ida aconteceu com a ajuda de empresários da capital paulista e dos donos do clube. O coordenador de futebol do clube, Ariel Santos, explicou, na época, que o custo até foi menor do que se a equipe ficasse na cidade de Parnamirim, já que precisaria alugar campo e transporte. Outra vantagem dita é que o Visão teve a chance de se habituar ao clima da região onde iria atuar e fazer amistosos.

Visão Celeste treinou em Itu durante todo mês de dezembro — Foto: Divulgação

– Nos dias que antecederam a competição, nós tivemos jogos importantes, como contra Santos e contra o Ituano. Isso deu uma bagagem aos atletas – explicou Hélio Florêncio.

Depois de derrubar tradicionais como Remo, na fase de grupos, e Fortaleza, na segunda fase, o Visão sonha em fazer uma nova história, agora em cima do maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

– Acho que algo extraordinário está acontecendo conosco. Podemos surpreender o Corinthians? Óbvio que podemos, estamos lutando por esse sonho. A gente vai sabendo das dificuldades, mas vamos lutar com as nossas armas, vamos tentar fazer o nosso melhor. Se o nosso melhor é para ganhar o Corinthians, graças a Deus. Se não der, a gente já fez um bom trabalho e acho que o trabalho já foi coroado – diz.

O jogo será transmitido pelo SporTV e terá acompanhamento em Tempo Real pelo GloboEsporte.com.

Texto de Leonardo Erys

Foto da capa: Divulgação

Fonte: Globo Esporte

Sair da versão mobile