A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), a qual a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) integra, divulgou nesta semana o relatório de atuação do período 2017-2018. O documento resume o caminho de implementação da Agenda 2030 no Brasil por meio dos principais fatos, ações e realizações referentes ao primeiro mandato da Comissão, bem como os principais desafios nos próximos anos.
Segundo a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, representante da Andifes na Comissão, o empenho da sociedade é fator crucial para o encadeamento de ações que visem a melhoria de todos, alinhado ao progresso sustentável.
“As instituições e os cidadãos brasileiros precisam se engajar mais e mais com o desenvolvimento sustentável, e para isso o trabalho de coordenação e orientação da Comissão Nacional é muito importante”, ressaltou a reitora.
De acordo com o secretário executivo Henrique Villa da Costa Ferreira, da CNODS, “os desafios a serem vencidos para o alcance das metas dos ODS até 2030 são muitos. Entretanto, o compromisso da Comissão com toda a sociedade brasileira é de oferecer as melhores condições para que o país possa atender as expectativas da entrega de resultados plausíveis e esperados para honrar seu protagonismo”.
Na esfera local, o Governo do Rio Grande do Norte já instaurou uma comissão estadual no ano de 2018. Segundo a reitora, a ideia é alinhar iniciativas e ações em sintonia com o organismo nacional gestor do relatório. O documento pode ser acessado aqui.
Fonte: UFRN