Cosern: Dicas de uso seguro e eficiente da energia elétrica

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia - Foto: Portal N1O/Reprodução

Instalação elétrica

Recomenda-se verificar a instalação elétrica interna periodicamente para localizar possíveis “fugas” de corrente por defeitos de isolação ou emendas. Não utilize o celular enquanto o aparelho é carregado, você pode receber uma descarga elétrica; Após carregado, retire o aparelho da tomada, assim você evita o desperdício e o diminui o risco de acidentes.

Ar condicionado

O condicionador de ar é um dos eletrodomésticos de maior consumo de energia. Utilize-o apenas quando estritamente necessário. Mantenha portas e janelas bem fechadas para evitar entrada de ar do ambiente externo; Verifique o correto funcionamento do termostato; regulando-o adequadamente (23º); Se possível, instale o aparelho onde ele não fique exposto ao sol.

Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência. Limite o banho quente ao mínimo indispensável; Não faça os ajustes de temperatura do chuveiro durante o banho, você corre o risco de receber uma descarga elétrica; Não tente aproveitar uma resistência queimada, isso aumenta o consumo; Nos dias quentes, mantenha a temperatura na posição “verão” (na posição “inverno”, o consumo é aproximadamente 30% maior).

TV

A TV é responsável por cerca de 5 a 15% do consumo total de uma residência. Não deixe o televisor ligado sem necessidade (evite dormir com o aparelho ligado); Prefira os aparelhos mais modernos, que têm tecnologias como o LED; Não tente consertar o televisor: mesmo desligado existe o risco de choque.

Grupo Neoenergia – Foto: Dario Zalis

Iluminação

A iluminação é responsável por cerca de 20% do consumo total de uma residência. Habitue-se a apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados.  Utilize lâmpadas em LED. Quando comparadas às halógenas e fluorescentes, as de LED têm maior durabilidade e desempenho. Em comparação às incandescentes a economia chega à 80%; Evite acender lâmpadas durante o dia, utilizando melhor a iluminação natural.

Geladeira

A geladeira é responsável por, em média, 30% do consumo total de uma residência. Coloque a geladeira em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas; Não use a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas; Não deixe a geladeira aberta, evitando, também, a abertura frequente do aparelho; Não coloque alimentos quentes na geladeira; Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado.

Máquina de lavar

A máquina de lavar roupa consome 2 a 5% do consumo total de uma residência. Utilize sempre a capacidade máxima da máquina de lavar, procurando juntar as roupas para um único ciclo de uso; Utilize a dosagem correta de sabão para que você não tenha que repetir a operação enxaguar; Leia com atenção o manual do fabricante para tirar maior proveito de sua máquina de lavar.

Ferro elétrico

O ferro elétrico é responsável por cerca de 5 a 7% do consumo total de uma residência. Habitue-se a acumular a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez; Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido, no caso de ferro automático; Quando precisar interromper o serviço, desligue o ferro.

Jardim

Dê preferência, no projeto paisagístico, à plantas que necessitam de pouca água. Projetar, quando possível, cisternas para armazenar água de chuva e eliminar o bombeamento para irrigação; Usar lâmpadas de LED para iluminação ornamental e decorativa.

Crédito das  Fotos: Dario Zalis e Portal N10

Fonte: Paulo Araújo/Assessoria de Imprensa da Cosern

 

Sair da versão mobile