Na sua quarta semana de treinamento nesta pré-temporada, o ABC vai realizar o seu primeiro jogo-treino, que acontece neste sábado, às 15h, contra um selecionado de São José do Mipibu, cidade a 37 km de Natal, no CT Alberi Ferreira de Matos. O objetivo da atividade é melhorar o entrosamento dos atletas, segundo explicou o técnico Ranielle Ribeiro.
– É um grupo que está se conhecendo. São 13 novos reforços, um novo grupo, um novo plantel. Pra essa semana, a gente tem um jogo-treino não só para trabalhar a velocidade do jogo, o ritmo, mas o próprio entrosamento, se conhecer numa realidade nova, uma realidade próxima à que será a do campeonato. Alguns trabalhos que estão sendo feitos estão minimizando, estão acelerando o processo de entrosamento, de se conhecer dentro de campo, para que a gente não sinta muito dentro da temporada – disse o técnico.
Ranielle Ribeiro explicou ainda não ser tão adepto do jogo-treino por acreditar que as atividades no dia a dia de treinos aprimoram mais as capacidades dos atletas durante a pré-temporada. Apesar disso, reconhece que há situações que só um encontro com outro time pode promover. O treinador citou ainda que a intenção é que o ABC utilize um time em cada tempo.
– O jogo-treino serve para dar o condicionamento de jogo, que todos chamam de ritmo de jogo. Confesso que não sou muito adepto ao amistoso, ao jogo propriamente dito, porque vejo que alguns treinos nossos têm um poder de ter uma qualidade bem maior do que um jogo propriamente dito – explicou.
– Estamos visando o entrosamento, uma reação que só o jogo propriamente dito pode nos dar. Mas alguns trabalhos realizados aqui dentro têm um poder, uma qualidade bem maior, que nos dão uma condição de não fazer esses jogos-treino no início do campeonato – concluiu.
O treinador entende ainda que o início do Campeonato Potiguar irá servir como seguimento da preparação do grupo para a sequência da temporada, já que janeiro reserva um calendário pesado em número de jogos para o ABC.
– São muitos jogos em pouco tempo. Então a gente tem que colocar esses jogos como forma preparatória, que eles sirvam como forma preparatória para a gente. Se corre um perigo? Corre, mas a periodização, o cálculo das cargas, todo planejamento que é feito aqui dentro, a gente tem que levar isso em consideração para que a gente não cometa erros e perca alguns atletas no início da temporada – frisou.
Foto: Andrei Torres
Fonte: Globo Esporte