Casa cheia, menu quase pronto, família reunida e… crianças correndo. A cena típica da véspera de Natal pode ser também um convite à aproveitar melhor o tempo com os pequenos. Pensando nisso, Crescer pediu para a psicopedagoga e psicomotricista Mariana Pereira, do Panos pra Manga e responsável pela recreação do programa Fazendo a Festa (GNT), para dar dicas de brincadeiras simples para driblar a ansiedade dos pequenos. Os adultos que quiserem também podem se aventurar com a criançada. É só escolher as que mais gostam:
1. Rouba gorro:
Todos devem estar com o gorro do Papai Noel na cabeça. Feito isso, o desafio é roubar o acessório dos outros participantes sem deixar que peguem o seu. Ganha quem acabar a brincadeira com mais gorros em mãos.
2. Arremesso à árvore:
Faça três triângulos de feltro e cole na parede, empilhando-os como se fossem um pinheiro. Depois cole velcro em bolinhas de isopor (ou até da própria árvore de natal) e peça para as crianças arremessarem no pinheiro. Quanto mais bolinhas fixadas, mais pontos ela ganha.
3. O que tem na caixa?
Embrulhe várias caixas (de papelão, sapatos ou até de bombons, caso tenha) e coloque uma dentro da outra, deixando um brinde apenas na caixinha menor, que será a última a ser aberta. Peça para as crianças darem palpites sobre o que tem nelas, enquanto as abrem. O palpite que chegar mais perto ganha o brinde principal, mas vale ter outros para presentear todos os participantes da brincadeira.
4. Passa boneco:
Faça um boneco de neve com bolinhas de isopor e junto com a família recrie a tradicional “batata-quente”, passando o boneco de mão em mão enquanto contam até 20. Quem estiver com o boneco em mãos quando a contagem terminar paga “castigo”.
5. Tá quente?
Esconda enfeites de Natal pela casa e brinque de “quente ou “frio”. É incrível observar a reação das crianças!
6. Pula rena:
Cole o desenho de uma rena em fronhas ou sacos de pano e transforme a tradicional “corrida de sacos” em “corrida das renas”. Faça riscos com giz no chão para delimitar a “pista” de cada participante, dezenhando uma linha de chegada. Ganha quem cruzar primeiro essa linha.
7. Desenho surpresa:
Faça um desenho natalino (bota, árvore ou estrela) na folha sulfite e cole um pedaço de barbante sobre o contonro do desenho. Depois coloque uma foha sulfite cobrindo-o e peça para a criança deslizar o giz de cera sobre ela para descobrir qual desenho surgirá.
8. Corrida com colher:
Na corrida da colher, substitua o tradicional ovo por bolas ou enfeites de Natal e veja quem consegue dar mais passos com ela na boca sem deixar que a bola caia no chão.
9. Guerra de bolinhas:
Faça um colete de feltro para a família e cole velcro em bolas velhas de acrílico que sobraram no último Natal. Comece então a guerra de bolinhas na família. Quem tiver mais bolas grudadas na roupa deve pagar uma prenda.
10. Quem sou eu?
Brinque de “Quem sou eu?” (aquela famosa brincadeira em que os participantes colam na testa um desenho ou escrevem que personagem são) usando símbolos natalinos num colar e pendurado nas costas. Assim como na brincadeira tradicional, o desafio é adivinhar que símbolo é você usando as dicas que o outro participante dá.
11. Digite o Intertítulo:
Que tal usar mímica sobre questões natalinas numa brincadeira onde ganha quem adivinhar mais? As crianças adoram!
Fonte: Revista Crescer
Imagem: Thinkstock