Você conhece a origem da Ceia de Natal? Então, vamos à explicação: essa grandiosa celebração, com a mesa farta é uma tradição iniciada na Europa e o costume pedia que as pessoas deixassem as portas das casas abertas no dia de Natal para receber os viajantes e peregrinos. Os visitantes, junto com a família hospedeira, confraternizavam a data, muito significativa para os cristãos. Para a ocasião, era preparada bastante comida, com diversidade de pratos.
E o costume permanece até hoje, em especial aqui no Brasil. Natal é tempo de comemorar, festejar, é época de união, confraternização, paz, meditação e também é uma data marcada por ceias maravilhosas, com pratos para lá de especiais.
Muitas opções podem ser preparadas com itens que você já tem em casa. Basta acrescentar aquele produto característico do Natal que você acha importante não faltar à mesa. Para ajudar na escolha dos pratos especiais, a Vitarella ensina o Terrine de chocolate, para que você possa surpreender seus convidados durante a “Noite Feliz”. Confira:
Ingredientes
1kg de chocolate meio amargo picado
2 latas de leite condensado
520g de biscoito recheado de chocolate
Sementes de Romãs
Modo de preparo
Primeiramente, pique bem o biscoito recheado de chocolate.
Em seguida, com o fogo baixo, leve um recipiente em banho-maria e derreta o chocolate meio amargo junto com o leite condensado. Mexa constantemente afim de que o chocolate derreta por completo e não queime. Depois, retire do fogo e mexa mais um pouco. Você deve atingir uma massa com textura mais grossa e pesada. Isso acontece devido à mistura do leite condensado.
Forre uma assadeira com papel alumínio e transfira metade do chocolate, seguido do biscoito quebradinho, e cubra com o restante do chocolate. Em seguida, leve à geladeira e deixe por, no mínimo, duas horas, ou até endurecer por completo.
Para desenformar, use uma espátula ou faca nas bordas da assadeira. Por fim, corte os quadradinhos no tamanho que preferir e sirva. Decore com sementes de romã.
Credito da Foto: Vitarella/Divulgação