Por André Rosa e Cassio Politi
O relatório da pesquisa realizada pelo Portal Comunique-se, em parceria com a Tracto revela que o YouTube e o WhatsApp caminham para o auge na opinião do mercado. Já o Facebook e o Twitter, redes sociais que foram mais populares no passado, agora começam a viver um momento de queda.
Pelo quarto ano, este estudo é difundido, com objetivo de ajudar os profissionais de comunicação e marketing, a perceber quais canais de distribuição de conteúdo estão em alta ou em baixa, na opinião do mercado brasileiro.
O Portal Comunique-se em parceria com a Tracto, contou com 537 respondentes para a pesquisa, que apresenta uma fotografia de como o mercado percebe, neste ano de 2018, as ferramentas, táticas e conceitos disponíveis no mercado.
Hype Cycle da TI Gartner
Para mensurar e apresentar o resultado da opinião dos inquiridos no estudo, foi utilizado o modelo de Hype Cycle, criado pela empresa de consultoria, Gartner, que fornece uma apresentação gráfica e conceitual da maturidade das tecnologias emergentes. Esse ciclo prevê seis fases: ascensão, pico, queda, desilusão, esclarecimento e produtividade.
“Pedimos aos profissionais brasileiros de comunicação e marketing cadastrados nas bases do Comunique-se e da Tracto, que classificassem 26 instrumentos em uma dessas fases do Hipe Cycle”, afirma os responsáveis pelo estudo.
O resultado do relatório da pesquisa, pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.
Crédito da Foto: https://www.arqblog.com.br