Espetáculo natalino do Centro de Convivência e Cultura das Rocas promove integração entre usuários e servidores

O Centro de Cultura e Convivência da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quinta-feira (13), o espetáculo “Auto:Um Cordel de Natal”. A peça aconteceu em parceria com a Casa do Cordel e a Casa da Ribeira, espaços culturais independentes da cidade e que já são parceiros do Centro de Convivência.

A coordenadora do Centro de Cultura e Convivência, Marcelle Janine Silva, explicou que para o Auto acontecer, foram necessários o empenho de usuários, equipe, estagiários dos Centro Atenção Psicossocial (CAPS) e do Hospital João Machado, parceiros e demais colaboradores do serviço. Ao longo de dois meses foram realizadas oficinas coletivas de dramaturgia e de produção dos figurinos e cenários.

Com direção de Francesco Rodrix e Marcelle Janine Silva, a peça é uma releitura do nascimento de Jesus, numa versão nordestina onde Maria e José são um casal de retirantes vindos do seridó em busca de melhores condições de vida. Chegando em Natal, nasce Jesus no Canto do Mangue, amparado pelas figuras locais: o pescador, a rendeira e o cordelista, sendo os três Reis Magos.

“O trabalho incansável e a dedicação de todos foram fundamentais para a conclusão deste projeto coletivo. Mas o ponto mais importante, sem dúvida, é que esse Auto possibilitou aos usuários assumirem o lugar de protagonistas como atores e atrizes, superar o preconceito e criar novas formas de viver por meio da arte”, destacou Marcelle.

“Os participantes ficaram extasiados. Foi um misto de gratidão, contentamento e reconhecimento. Muitos, que até então se viam como incapazes por diversos motivos dentre eles, o diagnóstico psiquiátrico, saíram do espetáculo extremamente fortalecidos”, observou Marcelle.

“Observamos que não só a apresentação no palco, mas o próprio processo de construção das cenas, dos personagens, do figurino mobilizou a todos. Permitiu a cada um, desenvolver suas habilidades artísticas e pessoais também. O que se reflete na promoção de saúde integral, finalizou, a coordenadora do Centro de Convivência, Marcelle”.

O Centro de Convivência de Natal é um serviço que oferece oficinas de arte e cultura a toda população, com uma proposta de inclusão social, geração de renda e fortalecimento dos vínculos comunitários. Por fazer parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) funciona como importante equipamento na promoção da saúde e sociabilidade das pessoas com transtorno mental e problemas advindos do uso de álcool e drogas. O Centro tem as portas abertas para todos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, no prédio do Centro Integrado de Saúde (CIS) Pescadores, nas Rocas.

Foto: SEMTAS

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile