Das 139 vagas oferecidas pelo Mais Médicos no Rio Grande do Norte, 115 foram homologadas e com a validação deferida. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da coordenação do Mais Médicos no RN, 20 estão pendentes de validação e outras quatro foram indeferidas, em 17 cidades. Em municípios como Caicó, Assú e Currais Novos, parte das vagas foi indeferida. Os médicos das vagas restantes precisam se apresentar até esta terça. A lista final será divulgada no dia 20.
O prazo final para inscrição no programa Mais Médicos, que já teve o prazo prorrogado após cerca de 30% dos médicos inscritos não terem se apresentado para o Programa, chega ao fim nesta terça-feira (18). O prazo final para que os médicos se apresentassem aos municípios a fim de ocupar as vagas deixadas pelos médicos cubanos tinham, originalmente, era até a última sexta-feira (15).
Como parte considerável dos médicos não se apresentou, o Ministério da Saúde optou por prorrogar o prazo até esta terça-feira. Em visita a Natal na segunda (17) a fim de assinar uma série de Portarias garantindo recursos para a saúde pública do Estado, o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, garantiu que o edital não terá novas prorrogações.
“Caso as vagas não sejam preenchidas até o dia 18, vamos abrir para os médicos formados no exterior que queiram ocupar as vagas que foram deixadas”, afirma o Ministro. De acordo com o cronograma pensado pelo Ministério, finalizado o período de apresentação dos brasileiros, as vagas remanescentes seriam ofertadas na seguinte ordem: dias 20 e 21, para médicos com registro brasileiro que poderão escolher municípios com postos vagos e, nos dias 27 e 28, os profissionais brasileiros formados no exterior farão a escolha. Já nos dias 3 e 4 de janeiro do ano que vem, os profissionais estrangeiros formados no exterior poderão fazer a escolha.
No Rio Grande do Norte, são 139 vagas abertas pelo edital destinado ao programa Mais Médicos. Nacionalmente, são 8.517 vagas ofertadas em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, até a quinta-feira, 8.411 médicos se inscreveram no edital, porém 2.520 não compareceram nem iniciaram as atividades nos municípios.
Brasil:
Relação de municípios com vagas a serem preenchidas no RN:
- Acari – de três vagas, uma foi indeferida;
- Alexandria – uma não foi validada;
- Assú – de seis vagas, uma foi indeferida;
- Bodó – uma não foi validada;
- Caicó – de nove vagas, duas não foram validadas;
- Currais Novos – de sete vagas, uma foi indeferida e outra não foi validada;
- Guamaré – de duas vagas, uma não foi validada;
- Jaçanã – uma não foi validada;
- Jardim do Seridó – de duas vagas, uma não foi validada;
- Lagoa Nova – as duas vagas não foram validadas;
- Mossoró – de 14 vagas, uma não foi validada;
- Parazinho – uma não foi validada;
- Parelhas – das quatro vagas, duas não foram validadas;
- Pedra Preta – uma não foi validada;
- Riacho de Santana – as duas vagas não foram validadas;
- Santana do Matos – de duas vagas, uma não foi validada;
- Serra Negra do Norte – uma não foi validada;
- Taboleiro Grande – uma foi indeferida;
- Touros – de duas vagas, uma não foi validada.
Fonte: Sesap/RN
Imagem: reprodução