Durante todo o ano, ações desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) resultaram na castração de mais de 100 animais em Natal. A última foi realizada neste sábado (15), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
No total, 122 gatos machos passaram pelo procedimento, sendo 47 em abril, 28 em outubro e outros 47 no último final de semana. Antes de serem levados para a cirurgia, os animais passam por uma criteriosa triagem para garantir que os bichos estão saudáveis o suficiente para serem atendidos.
Para facilitar o acesso dos tutores ao serviço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou um link para que os tutores realizassem um cadastro para que seus animais ficassem aptos a participar dos procedimentos.
Com isso, o CCZ passou a escolher os beneficiados através de uma série de requisitos, como faixa salarial, lugar onde reside (se é mais suscetível para os animais contraírem algum tipo de doença), beneficiário de algum programa social do governo e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Para o próximo ano, o Zoonoses já tem promovido reuniões com parceiros para tornar as ações mais constantes, como mensalmente, para atingir um número ainda maior de animais.
A castração é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para o ser humano.
Foto: CCZ
Fonte: Prefeitura de Natal