Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington mostrou que o horário das aulas na escola pode interferir no desempenho dos alunos. Segundo a análise, o adolescente tem melhores notas quando não precisa ir tão cedo ao colégio.
A pesquisa, publicada na revista Science Advances, analisou a mudança no horário de entrada dos alunos do ensino médio em 18 escolas públicas de Seattle (EUA) no segundo semestre de 2016. A primeira aula passou a começar às 8h45 da manhã, ao invés de 7h50. A mudança – de menos de uma hora – mostrou um aumento de 4,5% nas médias dos jovens, além de uma melhora também nas taxas de frequência.
Além disso, a quantidade total de sono durante a semana também cresceu de 6h50m para uma média de 7h24m. Apesar do bom resultado, a pesquisa também alerta para o fato de que, mesmo indo mais tarde ao colégio, o resultado do adolescente pode ser prejudicado quando ele permanece olhando celular, computador ou tablets antes de dormir.
“As pesquisas feitas até agora mostraram que o ritmo dos ciclos biológicos dos adolescentes é diferente do de adultos e de crianças”, disse o autor do estudo, Gideon Dunster, doutorando em biologia da Universidade de Washington.
Segundo o pesquisador, os padrões de sono dos adolescentes nos Estados Unidos mostram que o momento em que os adolescentes geralmente adormecem é biologicamente determinado – mas a hora em que eles acordam depende das suas obrigações no dia a dia.
“A hora que ele acorda pode trazer consequências para a saúde e bem-estar, porque quando seu ritmo é interrompido, isso pode afetar a digestão, a frequência cardíaca, a temperatura corporal, a função do sistema imunológico, a atenção e até mesmo a saúde mental”, finaliza Dunster.
Fonte: Revista Galileu
Imagem: Flickr/Collegedegrees360