A governadora eleita, Fátima Bezerra (PT) na sessão solene nesta quinta-feira (13), recebeu duas das medalhas de maior honraria da Assembleia Legislativa, ela foi uma das personalidades agraciadas com as Medalhas do Mérito Legislativo.

A senadora foi homenageada com a Medalha do Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”, que reconhece a mulher que tenha se dedicado à causa social; e a Medalha do Mérito Educacional “Noilde Ramalho”, oferecida pelo trabalho ligado à educação no Estado.
O parlamentar convidado para entregar uma das medalhas do Mérito Legislativo a agraciada, foi o deputado estadual Souza (PHS), que declarou: “Tive a grata satisfação de fazer justiça a história da nossa futura governadora Fátima Bezerra na defesa da educação, com a entrega da medalha educacional Noilde Ramalho”.

De acordo com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), “a Assembleia entrega todos os anos esta importante honraria para agradecer a essas pessoas pelo trabalho e dedicação delas. Se a governadora recebe duas homenagens, é por sua trajetória pública e por seus relevantes serviços prestados ao Estado do Rio Grande do Norte”.
O parlamentar destacou que as homenagens foram uma forma de reconhecimento a pessoas que, de um modo ou de outro, “aproveitam oportunidades de fazer o bem aos companheiros de viagem” e deixam suas marcas através de boas ações em prol do bem comum. “A atitude de reconhecer e homenagear é um gesto de desprendimento e demonstração de consideração. É a bandeira desta Casa diante de personalidades que engrandecem nosso Estado”, sintetizou.

Ao agradecer a homenagem e falando em nome dos demais agraciados, a governadora eleita Fátima Bezerra (PT) afirmou que era uma honra ter o reconhecimento ao lado de figuras tão ilustres, admiradas e respeitadas. A senadora lembrou o pioneirismo das mulheres potiguares na política, como Alzira Soriano, primeira prefeita eleita no Brasil e a própria Maria do Céu Fernandes.
Fátima Bezerra recebeu a Medalha do Mérito Social, um reconhecimento às mulheres que tem dedicação à causa social. Tem o nome de Maria do Céu Fernandes, a primeira deputada do Brasil, que se destacou pela responsabilidade no trato com a coisa pública. A governadora eleita também foi homenageada com a Medalha do Mérito Educacional Noilde Ramalho, pela sua dedicação à causa da Educação. “De um lado celebramos esse pioneirismo e também, por no RN ter saído a única mulher governadora, mas também a sociedade deve refletir a luta pela participação das mulheres na política e ainda essa sub-representação”, afirmou.

Fátima Bezerra mencionou sua condição social, de origem humilde e a atuação em defesa da Educação, sua bandeira de luta. “A Educação é o principal passaporte para a conquista da cidadania, por isso que temos que olhar com muito carinho e atenção”. Ao final, mencionou a necessidade de todos os Poderes unirem esforços devido à crise que o Estado atravessa do ponto de vista fiscal e financeiro.

Fátima Bezerra
Nasceu em Nova Palmeira, Paraíba, tornou-se educadora da rede pública estadual e do município de Natal. Formada em pedagogia pela UFRN, foi dirigente sindical e encabeçou a luta pelos trabalhadores em educação, o que a credenciou a ser eleita em 1994 ao cargo de deputada estadual, sendo reeleita em 1998 e 2002. Foi deputada federal por três mandatos, senadora e eleita governadora do RN.

Crédito das Fotos: João Gilberto e Eduardo Maia.
Fonte: http://www.al.rn.gov.br