A música potiguar atravessa o oceano na turnê “UFRN 60 anos na Itália: Orquestra Sinfônica e Madrigal”, que começou no último sábado, 9, e segue até 13 de dezembro em solo europeu. O Madrigal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou a série de apresentações no dia 9, em missa solene na basílica de São Pedro, no Vaticano, onde ecoaram canções sacras de compositores norte-rio-grandenses, em especial do carnaubense Felinto Lúcio Dantas e do natalense Mário Tavares. Do primeiro foram executados o Pai-Nosso e o Tantum Ergo, e do segundo foi realizada a estreia mundial da sua Ave-Maria.
O Madrigal e a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) fazem apresentação conjunta nesta terça-feira, 11, na embaixada brasileira em Roma, e quarta-feira, 12, em audiência geral com a presença do papa Francisco, no Vaticano. O encontro com o pontífice acontece no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, cuja comemoração contará com um repertório de música brasileira, entre elas a primeira execução completa da peça Regina Coeli, do compositor e professor da UFRN Danilo Guanais.
No dia 13 de dezembro, a turnê encerra com apresentação da OSUFRN na província de Frosinone, no Conservatório Licinio Refice, dentro do quadro de cooperação entre as instituições por meio do programa Erasmus de mobilidade acadêmica. O repertório desse momento será mesclado entre as músicas brasileira e italiana, inclusive com a participação de estudantes locais.
Texto de: Marina Gadelha
Foto: ASCOM
Fonte: UFRN