O Tribuna de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) divulgou nesta quarta, 5, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente ao ano de 2017. Em comparação com a edição anterior, Mossoró apresentou uma melhora na qualidade das políticas públicas ofertadas à população, saindo da faixa “baixa adequação” para a faixa “em fase de adequação”, alcançando a nota C+.
Assim como Mossoró, outros 30 municípios potiguares melhoraram o IEGM entre 2016 e 2017. De acordo com diretor de Administração Direta do TCE, Cleyton Barbosa, esse resultado é um dos efeitos advindos da própria aplicação do Índice. “Com a sistematização e o conhecimento dos resultados por parte dos gestores, espera-se que a qualidade das políticas públicas aumente”, destaca o Tribunal de Contas.
Este ano foi a primeira vez que o TCE validou in loco todos os dados enviados pelos municípios para a validação do IEGM, ferramenta criada em 2016 que sistematiza informações em sete áreas da gestão pública (Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas, Governança em Tecnologia da Informação) e tem como objetivo avaliar a qualidade e a efetividade das políticas públicas nos estados e municípios por meio de informações obtidas com os gestores e dos dados das prestações de contas dos governos.
No IEGM 2017, Mossoró obteve resultados considerados muito efetivos (B+) nas áreas de Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. Saúde e Gestão Fiscal foram classificadas na faixa de investimentos efetivos (B). Educação figurou na categoria C+, em fase de adequação, e Planejamento foi a área com menor avaliação, atingindo a nota C, baixo nível de adequação.
Em comparação com o Índice de Efetividade de 2016, houve melhora nos segmentos de Educação, Gestão Fiscal, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. As informações completas sobre o IEGM podem ser acessadas no link: https://iegm.tce.rn.gov.br/#/
Crédito da Foto: Cláudio Roberto Studio / Reprodução
Fonte: http://defato.com