Elis e Melina são gêmeas com apenas dois anos de idade, elas nem sabem, mas seus pais vivem uma grande preocupação na busca pela escola ideal para as duas. Pesquisas, visitas e ligações tornaram-se constantes na vida do casal Maíris e Felipe, principalmente neste fim de ano, período de matrículas escolares.
“Estamos tendo dificuldades em encontrar uma escola que se encaixe em todos os nossos critérios de seleção, que incluem localização, perfil educacional e preço”, afirma Maíris Lima, mãe das gêmeas.
A procura da escola para os filhos sempre gera apreensão, principalmente quando as crianças estão iniciando a vida escolar e os pais precisam decidir em qual estabelecimento os pequenos irão estudar. São precisos vários cuidades, considerando que é nesse ambiente que surgem as primeiras descobertas, aprendizados e que se inicia a formação do cidadão.
“No primeiro momento, o maior medo é a adaptação a essa fase, a convivência com novas pessoas em um ambiente diferente, ficamos na dúvida se irão se socializar facilmente”, confessa a mãe.
O ideal é que a escola reflita a educação que os pais desejam para seus filhos, para que as aulas sejam uma continuidade dos valores passados dentro de casa, considera a educadora Priscila Griner.
“Pode dar um pouco de trabalho, mas os pais precisam pesquisar e travar contato com a escola. Ouvir apenas a opinião dos outros nem sempre é o suficiente para garantir uma boa escolha. Quando o assunto é educação, os pontos de vista podem ser bastante distintos entre uma família e outra; o que pode parecer bom para um, pode não ser para o outro”, destaca Priscila, que é metre em Letras e diretora da Casa Escola.
Ela ainda ressalta ser interessante que os que buscam a escola ideal fiquem atentos ao modo como os profissionais da instituição os recebem e revelam as práticas educacionais. Além disso, os pais devem questionar como é o uso das novas tecnologias na instituição, como esses recursos são aproveitados.
Outra forma de perceber se a escola é aquela que você deseja para o seu filho, pondera a profissional, é tentar observar como os alunos da escola se comportam e se identificam: se eles têm espaço para brincar, se parecem felizes e comprometidos com a escola, se gostam dela e se sentem valorizados.
Fonte: G1 RN
Imagem: reprodução