A temporada de super descontos prometida pelo varejo na Black Friday começou à 0h desta sexta-feira (23), tanto nas lojas físicas quanto, principalmente, no comércio pela internet. Este ano, são esperados que 100 milhões de brasileiros aproveitem a data para fazerem alguma compra, de acordo com pesquisa feira pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Neste ano, mais do que em edições anteriores, os lojistas adiantaram as promoções, que estão no ar desde o começo da semana. Contudo, segundo o Google, o pico de consumo deve acontecer, de fato, na sexta-feira.
Uma das redes que decidiram adiantar as promoções foi a Via Varejo, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio. A partir desta quinta, às 11 horas, as mil lojas da rede vão abrir as portas já com os preços reduzidos. Em lojas como Pão de Açúcar e Extra, a expectativa é que o movimento em um único dia supere o de seis sextas-feiras juntas, que tradicionalmente é o melhor dia desse varejo.
Para além das ofertas relâmpago, os órgãos de defesa dos consumidores alertam para as pegadinhas, batizadas de “Black Fraude”.
Veja 10 dicas para não entrar em roubadas nas compras da Black Friday e, mais abaixo, as orientações dos especialistas:
- Planejamento, pesquisa e monitoramento– Faça lista de compras, estabeleça prioridades e estipule valor máximo
- Reputação da loja– pesquise se a loja é de confiança antes de fazer a compra
- Desconfie de megadescontos– página pode ser golpe, ou produto falsificado
- Cautela nos gastos – não gaste além do que pode pagar
- Formas de pagamento– atenção para as formas mais vantajosas em cada caso
- Atenção ao frete – verifique o custo antes de finalizar a compra
- Prazo de entrega– compras feitas nesse período podem demorar a ser entregues
- Arrependimento da compra– consumidor tem até 7 dias para desistir de compra feita pela web
- Problemas com a internet– atenção para possíveis lentidões nos sites por conta da alta demanda
- Segurança– na compra online, use computador com antivírus e sistema atualizado
De acordo com dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, durante a Black Friday ocorre um aumento de cerca de 70% nas reclamações na plataforma consumidor.gov.br, um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos. O problema é que o número de ocorrências solucionadas, no entanto, permanece igual, na média de 72,6%.
As cinco principais categorias de queixas registradas no site são oferta não cumprida, venda ou publicidade enganosa e serviço não fornecido; demora na entrega ou não entrega do produto adquirido; dificuldade, atraso ou retenção de valores a serem reembolsados; dificuldade de contato e demora no atendimento; e produtos danificados ou que não funcionam e consequente dificuldade de troca ou conserto.
O advogado do Idec, Igor Marchetti, diz que os dados extraídos pela Senacon mostram que o consumidor deve estar atento às falsas ofertas. “Recomendamos atenção para que não sejam prejudicados por uma onda fictícia de descontos”, diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
* Fonte: Notícias ao Minuto
Crédito da Foto: João Damásio/Ofotográfico/Folhapress.